Empreendimentos mais sustentáveis 06/08/2019

Seminário de Sistemas Prediais do SindusCon-SP em 22 de agosto apresentará inovações e cases com foco em conservação e eficiência

A expressiva evolução, as últimas inovações e as tendências em eficiência energética, elevadores e instalações de gás, ar condicionado e água em empreendimentos imobiliários serão apresentadas no 15º Seminário de Tecnologia de Sistemas Prediais.

Realizado anualmente pelo SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) com o apoio de seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), o evento acontecerá em 22 de agosto, na sede da entidade (r. Dona Veridiana 55, São Paulo).

O seminário destina-se a engenheiros e arquitetos de construtoras, incorporadoras, projetistas e fabricantes de materiais, de componentes e sistemas construtivos; e professores, pesquisadores e estudantes de escolas de engenharia, arquitetura e tecnologia de edificações.

Em primeira mão, a nova norma técnica que trará alterações nos projetos de sistemas de água quente e água fria será apresentada por Sergio Gnipper (Gnipper e Engenheiros Associados).

Os desafios que vão do projeto à utilização de sistemas de conservação de água, e o uso de fontes alternativas, à luz das respectivas normas técnicas, serão expostos por Virgínia Sodré (InfinityTech Engenharia e Meio Ambiente).

Celso Doná (LG Eletronics) abordará aspectos de projeto e de orientação aos usuários de sistemas de ar-­condicionado, com foco em eficiência energética.

Mesa redonda sobre tendências e inovações em sistemas prediais reunirá Fábio Villas Bôas (Tecnisa e coordenador do Comasp), Alberto Fossa (Abrinstal – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações), Sergio Gnipper e Virgínia Sodré. Renato Genioli (R.Yazbek e coordenador do CTQ) mediará os debates que se seguirão.

Na sequência, Lilian Sarrouf (L. Sarrouf Engenharia e coordenadora técnica do Comasp), apresentará um panorama das tecnologias disponíveis e tendências em eficiência energética. A Comgás fará apresentação sobre GHP (para ar-condicionado) e CHP (co-geração a gás natural), aplicados aos novos empreendimentos.

O professor Edmilson dos Santos (IEE-USP) falará das novas tecnologias em eficiência energética. Debates serão conduzidos por Renato Soffiati Mesquita de Oliveira (Fortenge e coordenador do seminário).

Tecnologia global de elevadores: soluções para grandes alturas e cases de outros países serão mostrados por José Luís Mundim Soares (Atlas Schindler). E o especialista Bruno Cruz abordará sistemas prediais em edificação destinada ao ensino superior, o case do novo edifício do Insper em São Paulo. Debates serão coordenados por Renato Genioli.

O evento será aberto por Odair Senra, presidente do SindusCon-SP; Jorge Batlouni Neto, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da entidade; Renato Genioli e Renato Soffiati. Inscrições para participação presencial ou remota: www.sindusconsp.com.br.

Fonte: SindusConSP – publicada na Folha de S. Paulo em 4/8/2019

Nenhum comentário

Adicione seu comentário