Escolas municipais de Guararema e de Mogi das Cruzes ganham kit de geração solar de energia em gincana cultural 10/09/2019


Na última semana, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, por meio da gincana cultural Xô Desperdício, entregou a premiação a três escolas dos municípios de Guararema e Mogi das Cruzes, do kit completo de geração de energia solar para a economia de energia.

O concurso teve como objetivo incentivar a preservação dos recursos naturais e a utilização segura e eficiente da energia por meio de atividades com a comunidade escolar.

Em Guararema, a EM Sylvio Luciano de Campos e a EM Presidente Getúlio Vargas ficaram entre as escolas vencedoras, e, em Mogi das Cruzes, foi o Cempre Profa Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi. Os eventos de entrega do sistema aconteceram ontem (5) e hoje (6), nas unidades de ensino.

Ao todo, 43 escolas participaram da Gincana, envolvendo mais de 18,5 mil alunos de 25 municípios. Dez escolas foram vencedoras. Durante o período do concurso, os colégios foram convocados a cumprir determinadas tarefas transformadas em vídeos publicados na plataforma do YouTube, em conta especialmente dedicada à gincana cultural. As temáticas tiveram como base o uso racional e seguro da energia elétrica, o meio ambiente e a sustentabilidade, buscando combater o desperdício da energia e promover bons hábitos de consumo dentro e fora do ambiente escolar. A realização das atividades envolveu os alunos, educadores e familiares.

Os dez vencedores da competição foram definidos a partir do maior número de curtidas dos vídeos, sendo que a quantificação foi relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE, para que a disputa fosse justa entre as cidades. Também foram consideradas para efeito de ranking, a adesão voluntária dos clientes das regiões para recebimento da conta por e-mail, que é mais sustentável, pois elimina o uso de papel, e ao débito automático.

Como premiação, as escolas ganharam um kit completo de geração solar de energia com placas fotovoltaicas, com capacidade de geração de 2,5 kWp, o que corresponde aproximadamente a 300 kWh/mês. A implantação das placas de energia solar nas dez escolas premiadas está em fase final e até o final de setembro todas estarão com o sistema em funcionamento.

A gincana faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP, que utiliza a metodologia Procel Educação e é apoiado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Fonte: EDP

Nenhum comentário

Adicione seu comentário