Energias renováveis: A contribuição na crise global é o tema em debate do próximo webinar

Rio de Janeiro – Como a descentralização e o potencial de geração de novos negócios e empregos da indústria de energias renováveis pode contribuir para a recuperação econômica dos países na crise causada pela Covid-19? E como a crise global afeta o avanço das renováveis? Estas e outras questões serão abordadas no terceiro episódio da série de webinars O Cisne Negro e a Transição Energética, no dia 29 de abril, às 10:00hs.

O webinar contará com a experiência de Rabia Ferroukhi, diretora do Centro de Conhecimento, Política e Finanças (KPFC) da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA). Com mais de 20 anos de experiência nos campos da energia, desenvolvimento e ambiente, Rabia atuou com governos no Médio Oriente e Norte da África, empresas de energia na região do Mediterrâneo e do GCC, e instituições internacionais. Para moderação, o evento terá a participação do Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral.

A série O Cisne Negro e a Transição Energética é uma realização do Instituto E+ Transição Energética, que acompanha de perto os impactos que a crise global está causando no setor mundial de energia.

Webinar series O Cisne Negro e a Transição Energética – edição: Fontes Renováveis

29 de abril, às 10:00 h (Brasília)

Palestrante – Rabia Ferroukhi

A palestra será ministrada no idioma inglês.

Sobre Rabia Ferroukhi

Como diretora do Centro de Conhecimento, Política e Finanças (KPFC) da IRENA, a Dra. Rabia Ferroukhi supervisiona o trabalho da Agência em uma série de políticas de energia renovável, incluindo design, benefícios socioeconômicos e gerenciamento integrado de recursos. Dra. Ferroukhi ingressou na IRENA em 2011 e tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de energia, desenvolvimento e meio ambiente.

Ela trabalhou nos setores público e privado, inclusive com governos do Oriente Médio e Norte da África, empresas de energia na região mediterrânea e no GCC e instituições internacionais. Dra. Ferroukhi é mestre em Economia Aplicada e Ph.D. em Economia pela American University em Washington DC.

Sobre Thiago Barral

Thiago Barral é Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), desde fevereiro de 2019. Antes de assumir a Presidência, atuou como Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais entre fevereiro de 2018 a janeiro de 2019, onde foi responsável, principalmente, pela realização de estudos de mercado e demanda de energia, geração distribuída, eficiência energética, estudos ambientais de usinas hidrelétricas e linhas de transmissão, metas de redução de emissões do setor energético, gestão de bases georreferenciadas, estudos energéticos e tecnológicos de longo prazo. Anteriormente, assumiu a Superintendência de Projetos de Geração na coordenação do processo de habilitação técnica e cálculo dos preços-teto nos leilões de energia, no planejamento do suprimento aos sistemas isolados, no desenvolvimento de estudos de inventário e de viabilidade técnico-econômica de usinas hidrelétricas. Nesta mesma Superintendência, exerceu o cargo de Superintendente Adjunto de setembro de 2013 a setembro de 2016. Thiago é formado em Engenharia Civil pela UFJF, mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ e pós-graduado em Administração Pública pela FGV-RJ.

Sobre o Instituto E+ Transição Energética

O Instituto E+ é um think tank independente que promove o amplo diálogo com representantes de todos os setores para pautar a transição energética brasileira como vetor para o crescimento econômico de baixo carbono. O E+ faz parte da rede International Network of Energy Transition Think Tanks (INETTT).

Mais informações com:

Marisa Bastos

+55 21 99975-3447

marisa.bastos@emaisenergia.org

Fonte: Jornal Dia Dia

Nenhum comentário

Adicione seu comentário