Petrobras reafirma ‘compromisso’ com propostas do novo mercado de gás

A Petrobras divulgou nota ao mercado no qual “reafirma seu compromisso com as propostas do novo mercado de gás”. No texto, a estatal ressalta que os preços de venda do produto, que incluem as parcelas de molécula e transporte, para as distribuidoras nos novos contratos iniciados em janeiro tiveram uma redução média de 36%, em dólares, por milhão de BTU, em maio deste ano, na comparação com dezembro de 2019, considerando a cotação do dólar em 30 de abril, data do último reajuste do contrato.

“Essa queda decorre principalmente das mudanças negociadas com as distribuidoras para os novos contratos de venda, onde o preço da molécula de gás está atrelado à variação do preço do petróleo no mercado internacional e é revisado a cada três meses. Consequentemente, a queda do preço de petróleo nos últimos meses possibilitou a redução do gás”, diz o comunicado divulgado pela petroleira.

A empresa acrescenta que, se medidos em reais por metros cúbicos, os preços praticados pela companhia para as distribuidoras, incluindo molécula e transporte, nos novos contratos em 2020 acumulam queda média de 15%, mesmo com a depreciação do real.

A estatal ressalta ainda no comunicado que tem atuado para acelerar o processo de abertura do mercado de gás natural e destaca que os contratos de venda para as distribuidoras são públicos e estão disponíveis no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para consulta.

Fonte: Valor Online

Nenhum comentário

Adicione seu comentário