Pesquisa mostra que impacto da covid-19 foi grande para as instaladoras, mas setor segue otimista

Maior preocupação (58%) é com o fluxo de caixa; o cuidado está presente no atendimento: mais de 93% usam máscara; devido à pandemia, muitos clientes suspenderam serviços

A pandemia do novo coronavírus trouxe grandes impactos nos negócios das empresas de instalações, mas o setor segue confiante em dias melhores. O fluxo de caixa é a maior preocupação das empresas desse segmento. Estes são alguns dos resultados da pesquisa realizada pela Abrinstal junto às instaladoras.

A pesquisa foi realizada entre os meses de junho e julho e contou com a participação de 221 empresas, sendo a maior parte delas (75%) micro e pequenas. Mais de 60% das instaladoras que responderam à pesquisa realizam serviços na área de gases combustíveis. Veja a íntegra da pesquisa

A pesquisa mostra que para 67% das empresas que participaram da pesquisa o impacto da pandemia foi de significativo a crítico – o que indica que houve redução de mais de 30% das atividades, até empresas que ficaram sem nenhum trabalho. Apesar disso, o setor está otimista. Para 46% do setor, embora o surto seja de difícil enfrentamento, o país sairá mais forte dessa situação.

O fluxo de caixa aparece como a maior preocupação das empresas. Esse é o problema mais significativo para 58,3% dos participantes da pesquisa, seguido do pagamento de dívidas e empréstimos (36%) e da inadimplência dos clientes (30%).

A maioria das empresas participantes da pesquisa adotou práticas de trabalho recomendadas devido à pandemia, como o uso de máscara (93,3%) e o distanciamento social (86,6%) durante a realização das atividades.

A maior parte das empresas pesquisadas (quase 70%) não parou de realizar atendimento de emergência.

A ajuda do governo foi bastante importante para o setor. Para 38% o auxílio dado pelo governo foi criticamente importante ou muito importante para a sobrevivência da empresa. 

A pesquisa buscou saber como as empresas instaladoras estão enfrentando a pandemia e quais são os principais desafios enfrentados. O objetivo da pesquisa foi coletar informações das empresas, analisar as respostas e utilizá-las no direcionamento de ações para o fortalecimento do setor de instalações. Ela ajudará na elaboração do “Novo projeto da Abrinstal para 2021”, que irá envolver a elaboração de um Manual de Boas Práticas de instalações para diversos setores.