3º Workshop de Gestão e Economia de Energia

Workshop “Gestão e Economia de Energia” debate as vantagens da aplicação da ISO 50.001

7 de abril de 2021

Mais de 100 pessoas acompanharam on-line o workshop “Gestão e Economia de Energia”, que aconteceu nó último dia 07/04, no canal da Abrinstal, no Youtube. O evento foi gratuito e realizado dentro do convênio entre a Eletrobras/Procel e a Abrinstal, que prevê, entre outras ações, a divulgação e fomento de temas relativos à normalização de gestão de energia e eficiência energética.

A abertura do evento foi feita por Carlos Aparecido, da Eletrobras/Procel, que foi também o moderador do webinar. Ele ressaltou a importância do evento e das ações previstas no convênio entre a Abrinstal e a Eletrobras, como por exemplo a elaboração e tradução de normas relativas ao tema.

“Gestão e economia de energia é um tema que, apesar de estar ganhando cada vez mais importância, ainda há muito desconhecimento sobre o assunto, por isso vamos precisar de gente capacitada e, também, de empresas para apoiar essa iniciativa”, disse Carlos Aparecido.

A ISO 50.001, que é norma que trata da gestão é economia de energia, é aplicada principalmente no setor industrial, mas sua utilização é muito mais ampla. Os setores de saúde, educação, agricultura, água, gás e eletricidade também a utilizam.

O diretor executivo da Abrinstal e coordenador do ABNT CB116 (Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia), Alberto J. Fossa, fez uma apresentação sobre “A norma de sistema de gestão de energia (SGE) – ISO 50.001:2018”, onde abordou os capítulos da ISO.

Fossa destacou que uma das principais barreiras dessa norma no país é que os processos não são perenes nas organizações. “A ISO 50.001 é um caminho muito importante para a empresa ser reconhecida nas ações de gestão e economia de energia”, disse.

“No Brasil é muito comum confundir a energia do processo com energia elétrica. A norma abrange todas as formas de energia utilizadas, como a térmica, o vapor, entre outras”, declarou o coordenador do CB116.

O pesquisador do RCGI/USP, Alexandre de Barros Gallo, fez uma apresentação sobre “O novo conceito de desempenho energético”. Para o pesquisador, os impactos provocados pelas mudanças climáticas deverão contribuir para o aumento da eficiência energética.

O diretor da Growing Energy, George Alves Soares, falou sobre “Oportunidades e desafios na implantação do SGE”. Ele destacou as vantagens econômicas que a eficiência energética traz para as empresas e citou o exemplo do Programa Aliança, que foi realizado junto a 12 indústrias.

No final das apresentações foi feito um debate entre os palestrantes e o moderador e, na sequência, eles responderam às perguntas dos participantes do evento. A íntegra do evento pode ser conferida no link abaixo:

Apresentações