4º Workshop de Empresas Instaladoras – Elétrica – Qualinstal

4º Workshop de Empresas Instaladoras – Elétrica – Qualinstal
21 de setembro de 2017


Evento foi realizado no dia 21, na Fiesp, e contou com cerca de 80 participantes

A segurança, os avanços das normas técnicas e a eficiência energética foram os temas mais abordados durante o 4º Workshop Técnico das Empresas Instaladoras – Qualinstal Elétrica, realizado na manhã do dia 21 de setembro, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O evento, que reuniu cerca de 80 pessoas – entre representantes de entidades e associações, empresas instaladoras, construtoras e incorporadoras, projetistas e fabricantes de materiais-, foi realizado pela Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações – Abrinstal.

“A demanda por instalações elétricas prediais hoje é completamente diferente do que era há 15, 20 anos, pois atualmente, utilizamos muito mais equipamentos elétricos que no passado. Principalmente pelo aumento do uso, é necessário seguir as normas de instalação, pois elas existem para dar maior segurança e confiabilidade aos usuários. Além disso, lembro da importância de contratar empresas certificadas para realizar esse tipo de serviço, pois elas contam com mão-de-obra capacitada, o que faz toda a diferença", disse Alberto J. Fossa, diretor executivo da Abrinstal.

O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Condutores Elétricos – Sindicel, Valdemir Romero, disse que o Brasil ainda tem muito a evoluir em relação à confiança nas instalações elétricas prediais. “Na Europa ou no Japão, quando uma pessoa aluga ou compra um imóvel, ela recebe um relatório de inspeção das instalações. É uma espécie de atestado que as condições elétricas são seguras. Aqui no Brasil não existe nada similar, o que resulta em acidentes e graves, inclusive morte", conta Romero.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) somente em 2016, foram registradas 599 mortes provocadas por choque elétrico, sendo 174 dentro de casa. “São acidentes que poderiam ser evitados, com uma reforma da instalação. Nossa luta é para melhorar essa situação", conta o diretor executivo da Abracopel, Edson Martinho.

A Abracopel, junto com o e pelo Instituto Brasileiro do Cobre – Procobre, realizou uma pesquisa, com uma amostra de 1.100 casas, e em quase todas tinham ao menos, um item que não atendiam às normas técnicas. A pesquisa revela que as instalações elétricas residenciais são as mais precárias e onde as pessoas menos se preocupam com a segurança.

A saída para redução dos acidentes elétricos domésticos passa pela contração de profissionais qualificados, que seguem as normas técnicas e os regulamentos vigentes. Além disso, é necessário o uso de produtos de qualidade.

Patrocinadores

O evento contou com o patrocínio das empresas Cobrecom, Cordeiro e Tramontina, que apresentaram ao público seus produtos para a área de instalações elétricas.

Download Apresentações:

Índices de não conformidades nas Instalações Elétricas (Abracopel)
Patologias nas instalações elétricas (Cordeiro)
O estágio da normalização de instalações elétricas no Brasil (Revista Potência/Cobrecom)
Segurança Elétrica nas Edificações (DECONCIC/FIESP/SINDICEL)

Fotos:

Público Público Abertura Maria Luisa
ABRASIP
Silvio Valdissera
ABRINSTAL e Sindinstalação
Renato Genioli – SINDUSCON
Milton Bigucci – Secovi
Mesa 1º Bloco
Cordeiro e Abracopel
Edson Martinho
ABRACOPEL
José Jorge Porto
Cordeiro Cabos Elétricos
Mesa 2º Bloco
Revista Potência, Cobrecom e DECONCIC/ FIESP/ SINDICEL
Hilton Moreno
Revista Potência/Cobrecom
Valdemir Romero
DECONCIC/FIESP/SINDICEL
Local Amostra
Patrocinadores
Patrocinador Cordeiro Patrocinador Cobrecom
 
Patrocinador Tramontina Banner  

Acesse a programação original do evento.

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.