Dez/2018
Mercado em crescimento e com boas oportunidades
Setor deve aumentar ainda mais nos próximos anos e há oportunidades para empresas de vários tamanhos

A área de eficiência energética é muita ampla e oferece muitas oportunidades de negócio. A avaliação é do assessor da Diretoria Geral do Cepel - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, George Alves Soares. "É um mercado que cresce e vai crescer ainda mais. Uma pequena empresa pode se juntar com outra, não precisa ter todas as competências. Pode ser feito um pool de empresas para fazer um trabalho em determinada indústria. Há muitas oportunidades", disse Soares.

No Fórum, o diretor executivo da Abrinstal Alberto J. Fossa fez uma apresentação sobre as principais mudanças na nova versão da ISO 50.001, que recém passou pela sua primeira revisão. "A norma de gestão e economia de energia está mais alinhada e utiliza as mesmas terminologias das normas mais conhecidas, como a 9.001 e a 14.001. A parte do planejamento ganhou mais importância, assim como a de manutenção", afirma Fossa.

Para o professor da USP, Edmilson Moutinho dos Santos, o Brasil passa por um bom período de evolução no tema eficiência energética. "Tivemos várias boas notícias nessa área e acho que teremos mais, pois para o país avançar mais é imprescindível falar em ganho de produtividade e claro que nesse contexto a eficiência energética na indústria é fundamental", concluiu Santos.

Acesse a íntegra do boletim


 
Abrinstal - Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações