CNI: Atividade e emprego na construção seguem crescendo

Confiança dos empresários aumentou em função da melhora da percepção sobre a economia

O índice de nível de atividade da indústria da construção alcançou 49,9 pontos, em novembro, acima dos 47,7 de outubro. O índice de número de empregados do setor subiu de 44,9 para 48,5 pontos. Os dados, apurados e divulgados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em 25 de novembro, são os maiores desde outubro de 2012, segundo a entidade, quando o setor se encontrava aquecido.

Na avaliação da CNI, os resultados consolidam a tendência de crescimento do setor. Os indicadores da enquete variam de zero a cem pontos, sendo que abaixo de 50 pontos mostram baixa atividade e emprego. Esta edição da pesquisa foi feita de 1º a 12 de novembro com 483 indústrias da construção, sendo 167 pequenas, 208 médias e 108 de grande porte.

A utilização da capacidade operacional ficou em 62% – 3 pontos percentuais acima do que o registrado há um ano e igual à média histórica do setor.

De acordo com a enquete, a ociosidade na construção tem diminuído desde maio deste ano. Os empresários do setor estariam mais propensos a investir e assumir riscos em um cenário de inflação controlada e juros baixos.

Expectativas positivas

O Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) subiu para 62 pontos em novembro. Com o crescimento de 3,2 pontos em relação a outubro, o indicador está 8,4 pontos acima da média histórica, de 53,6 pontos. A confiança do setor aumentou principalmente porque melhorou a percepção dos empresários sobre as condições atuais da economia.

Os empresários também estão otimistas com as perspectivas para os próximos seis meses. Todos os indicadores de expectativas ficaram acima da linha divisória dos 50 pontos, mostrando que se espera crescimento da atividade, do emprego, da compra de matérias-primas e de novos empreendimentos e serviços nos próximos seis meses.

A disposição para fazer investimentos também melhorou. O índice de intenção de investimentos – compra de máquinas e equipamentos, pesquisa, desenvolvimento e inovação de produto ou processo – aumentou para 37,9 pontos neste mês e está 5,4 pontos acima do registrado há um ano e 4,1 pontos acima da média histórica.

Fonte: SindusConSP