EVENTOS
 

9º Encontro das Empresas Instaladoras – Qualinstal
26 de julho de 2017


Qualinstal reduz custo operacional de instaladora em até 30%

9º Encontro das Empresas Instaladoras reuniu mais de 80 pessoas, dia 26, na Fiesp, para debater se a certificação Qualinstal traz ganhos para o negócio; a resposta foi sim

Afinal, o Qualinstal vale a pena, é bom para o negócio? A resposta é sim, segundo instaladoras, distribuidora de gases combustíveis e entidades ligadas à construção civil e habitação, que participaram do 9º Encontro das Empresas Instaladoras Qualinstal, na manhã do último dia 26 de julho, na Fiesp, em São Paulo. Para o diretor técnico da Merlini Engenharia, Valdemir Miranda, a adoção do Qualinstal trouxe para a empresa evolução na forma de gerenciar o negócio, que resultou na redução de 30% do custo operacional. "Somos certificados pelo Qualinstal há 11 anos. Essa certificação ajudou a empresa a reduzir custos e a oferecer um serviço de alta qualidade com segurança. Aprendemos a ser mais econômicos na aplicação de materiais e a gerir a empresa melhor, corrigimos vícios, o que foi fundamental para crescermos", conta Miranda. Hoje a Merlini conta com uma carteira de mais de 30 mil clientes.

Para Caio Cesar Indalecio Santos, da Ultragaz, o Qualinstal é uma importante ferramenta para aumentar a competitividade das empresas instaladoras. "A Ultragaz é referência na distribuição de GLP e queremos trabalhar com instaladoras que também sejam referência no mercado. Trabalhamos com gás e é fundamental que as instalações tenham qualidade e que sejam seguras. A certificação Qualinstal ajuda tanto nessa parte, como na gestão da empresa, reduzindo perdas de materiais e otimizando o trabalho. O mercado vem passando por transformação e só sobreviverão as empresas mais preparadas e eficientes, por isso incentivamos o Qualinstal", afirma Caio.

A Ultragaz já incentivou a obtenção do Qualinstal para empresas instaladoras de vários tamanhos - de cinco a cem funcionários. "O processo é simples, leva cerca de seis meses, e muda o patamar da empresa. Temos relatos muito positivos de instaladoras certificadas. Se é bom para o mercado, nós incentivamos", declara Caio.

Entidades ligadas à construção civil e à habitação, como o Sindicato da Construção de São Paulo (SindusconSP) e o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi), também apóiam o Qualinstal. "Essa certificação é como se fosse a ISO das instaladoras e o mercado tem tomado consciência da sua importância", disse Renato Mesquita, do SindusconSP. Para Paulo Rewald, a certificação é muito bem vinda e é uma evolução do mercado, mas não pode ser obrigatória.

Para Alberto Fossa, diretor executivo da Abrinstal, o debate sobre o Qualinstal é fundamental para medir sua importância para o mercado. "Importante constatar que o certificado cumpre seu papel, pois deixa o setor mais profissional e com isso as empresas ganham mercado, ficam mais preparadas e competitivas".

Qualinstal

O Qualinstal é um certificado que reconhece que determinada empresa instaladora realiza um trabalho de qualidade em todas as etapas do processo: planejamento, mão-de-obra devidamente treinada, na utilização de materiais de boa qualidade e avaliação. Ele atua também na gestão da empresa, pois para ter resultado, o negócio precisa estar organizado, ter métodos adequados e fazer o controle de todo o serviço prestado, etapa por etapa.

Um empresa bem organizada tem mais condições de competir em um mercado cada vez mais acirrado. Com o selo Qualinstal, a instaladora tende a subir de patamar, ampliar sua área de atuação e, consequentemente, possibilidade de ganhos maiores, de entrar na disputa por obras mais complexas e sofisticadas. A tendência mundial é de empresas profissionalizadas e certificadas.

Download Apresentações:

Apresentação Merlini - Melhorias e Ganhos com a Certificacao Qualinstal
Apresentação Ultragaz - Qual a justificativa de cobrar do mercado a certificação Qualinstal?

Fotos:

Público Público Abertura
Maria Luisa da ABRASIP - Silvio Valdissera do Sindinstalação e Alberto Fossa da ABRINSTAL
Primeiro Painel
Valdermir Miranda da Merlini Engenharia e Caio Cesar da Ultragaz
Segundo Painel
Paulo Rewald do Secovi - Alberto Fossa da Abrinstal e Renato Mesquita do Sinduscon
Patrocinadores - Rinnai
Patrocinadores - Tramontina Café Banner
   
  Banner  

Acesse a programação original do evento.



 
Abrinstal - Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações