Encontro discute ações e desafios do Qualinstal

Participantes dos Grupos de Trabalho planejam ampliar ações; para diretor exectuivo da Abrinstal, profissionalização é fundamental e construtoras devem cobrar mais resultados

São Paulo, 25 de agosto de 2016 – Se depender dos Grupos de Trabalho (GTs) do programa de qualidade das instalações – Qualinstal, o selo avançará de forma consistente nos próximos anos e nas mais diversas áreas de atuação. A análise foi feita por representantes dos GTs do Qualinstal de água, gás, elétrica e solar que estiveram reunidos no último dia 24 de agosto, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), no 8º Encontro das Empresas Instaladoras Qualinstal.

O Encontro, realizado pela Assocaição Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações – Abrinstal, reuniu mais de 70 profissionais de empresas instaladoras, projetistas, construtoras, fabricantes de materiais – como fios elétricos e de equipamentos para aquecimento solar, representantes de distribuidoras de gases combustíveis, além de associações e sindicatos.

“É fundamental envolver todos os elos da cadeia de instalação para avançarmos de forma sustentável nesse segmento. Esses grupos, aqui representados, nos permite acompanhar os ganhos que um trabalho com qualidade proporciona. Profissionalização é a palavra chave. Não dá mais para o rapaz do chaveiro da esquina, ser eletricista, encanador ou gasista. Precisamos de mão de obra qualificada. Competência e qualificação são fundamentais, assim como também é preciso ter cobrança por resultado, que é um papel que cabe às construtoras”, disse Alberto Fossa, diretor executivo da Abrinstal.

O gerente de Instalações Nacional da Ultragaz, Douglas Xavier de Souza, falou sobre o GT Gás e destacou o Qualinstal como importante ferramenta de gestão do negócio. “A instaladora pode ser muito boa tecnicamente, mas se falhar na gestão, compromete a empresa como um todo. O Qualinstal possibilita juntar as partes técnicas e de gestão. É uma ferramenta completa”, disse Souza. No próximo ano, a Ultragaz, vai treinar, seguindo o modelo Qualinstal, de 40 a 45 empresas instaladoras de todo o Brasil. “É fundamental capacitar as empresas instaladoras. O mercado todo ganha”, afirmou Souza.

O diretor da Solis, Luiz Antonio, do GT Solar, disse que o mercado precisa estar preparado para garantir o crescimento da demanda por aquecimento de água solar. Hoje, cerca de 4% dos domicílios brasileiros aquecem a água a partir de fonte solar. A perspectiva do Ministério de Minas e Energia (MME) é que em 2050, esse índice suba para 24%. “Instalações seguras são fundamentais para esse mercado crescer sem sustos e de forma consistente”, declarou. Para 2017, deverão ser certificadas mais seis empresas que atuam no segmento solar.

O gerente de Operações de Engenharia da Tecnisa, Marcelo Matsusato, do GT Água, falou sobre a elaboração dos indicadores de monitoramento do mercado e da revisão dos check lists de audioria. A Tecnisa é uma das construtoras referência em relação ao Qualinstal, pois tem quatro certificados.

Debora Rodrigues, engenheira de aplicação e vendas da Construfios Nambei, do GT Elétrica, defenteu a participação do grupo de trabalho na comissão de revisão da NBR aBNT 5410 e anunciou treinamento para auditores em novembro próximo.

Mais informações para a imprensa:

Comunicação da Abrinstal

Suzy Gasparini – tel: 11 9 7171 8023

comunicacao@abrinstal.org.br