11º Workshop de Instalações – Gases Combustíveis

13º Fórum de Instalações – BIP

Workshop de Instalações em Edifícios Elevados

Webinar discute desafios soluções relacionados às instalações de gases combustíveis

23 de agosto de 2022

Mais de cem pessoas, entre especialistas em gases combustíveis, representantes de empresas distribuidoras do produto, de instaladoras, projetistas, entidades ligadas do setor, fabricantes de produtos e equipamentos, participaram, no último dia 23 de agosto, do webinar “11º Workshop de Instalações de Gases Combustíveis (BIP) – Desafios e soluções com diferentes tipologias novas em edificações".

O evento abordou temas como normas técnicas, conforto, economia, custos comparativos entre sistemas de aquecimento de água elétrico e a gás, segurança e transição energética.

Para o diretor executivo da Abrinstal e coordenador da Comissão de Estudo de Instalações Destinadas à Utilização de Gases Combustíveis (ABNT/CE-009:402.002), Alberto José Fossa, o gás tem um papel crucial para a segurança energética do país.

“É muito importante lembrar da importância do gás natural na transição energética. Trata-se de um combustível menos poluente, quando comparado com outros combustíveis fósseis, e o Brasil tem gás natural em abundância, as redes de distribuição estão em ampliação e isso significa segurança energética para o país, pois o fornecimento é garantido", disse Fossa.

O gerente de Marketing e Aplicações Especiais da Rinnai, Leonardo Abreu, falou sobre “Sistema de aquecimento de água a gás", onde abordou a Norma Técnica ABNT NBR 16057, que trata do Sistema de Aquecimento de Água a Gás (SAAG) – Projeto e instalação.

Abreu também abordou a ABNT NBR 15923 – que trata de rede de distribuição interna de gases combustíveis em instalações residenciais e instalação de aparelhos a gás para uso residencial.

O presidente da Abrinstal, José Jorge Chaguri Júnior fez uma apresentação sobre as “Instalações de sistema central a gás x chuveiro elétrico", onde mostrou um estudo comparativo e o impacto do custo na construção civil.

Chaguri Júnior apresentou uma análise de infraestrutura de alternativas energéticas para o aquecimento de água para banho em edifícios residenciais. “Esse tipo de comparativo é importante, pois o custo da construção é um fator de decisão", disse.

A engenheira sênior da área de Construção e Ligações da Comgás, Jéssica Guedes, fez uma apresentação com base na norma técnica ABNT NBR 15923, e focou na inspeção de instalações internas e aparelhos a gás.

Depois das apresentações, foi realizado um debate entre os especialistas, e foi coordenada pelo engenheiro de energia da Comgás, Henrique Sales de Souza. O público presente ao webinar enviou perguntas, por meio do chat, que foram respondidas pelos especialistas.

Estamos no YouTube

Se você perdeu o webinar saiba que ele está disponível na página da Abrinstal no Youtube, na íntegra:

Apresentações

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.