12º Fórum de Instalações – BIP

10º Fórum de Gestão e Economia de Energia

10º Workshop de Instalações Gases Combustíveis

Fórum de Instalações discute a importância da conformidade nos sistemas prediais

18 de junho de 2021

Um time de especialistas participou no último dia 18 de junho do webinar 12º Fórum de Instalações. A programação do evento incluiu debate com o engenheiro Alexandre Luis de Oliveira, do SindusCon-SP; palestra com o engenheiro Marcos Aurélio Lima de Oliveira, do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia; e com o presidente do Conselho Deliberativo da Abrinstal – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações, J. Jorge Chaguri Jr. O evento teve como moderador o diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa.

O presidente do Conselho deliberativo da Abrinstal, José Jorge Chaguri, fez uma apresentação sobre o Mapa da Conformidade – Situação da estrutura dos pilares de instalações (mão de obra, produto e instalações). Sua apresentação trouxe dados sobre o relatório realizado em parceria com o Sinduscon.

Chaguri Júnior alertou que a demanda por novas tecnologias está acontecendo em uma velocidade muito maior que a capacidade de atualização das normas. “Esse é um dos grandes desafios para os sistemas prediais", disse.

O presidente do Conselho Deliberativo da Abrinstal também destacou na sua fala a importância das empresas de instalação obterem a certificação pois, uma empresa certificada está mais preparada, tem melhor gestão, diminui o desperdício e consegue reduzir os riscos. O setor de instalação tem o certificado BIP (saiba mais).

“Somente a união dos atores vai proporcionar um amadurecimento do mercado. A mudança dos processos é algo muito mais lento que o avanço da tecnologia. Mas o setor tem avançado, hoje os problemas, como por exemplo as patologias, são discutidos. Isso já mostra um amadurecimento do setor, que vai buscar soluções para sanar os problemas”, afirmou.

Engenheiro eletrônico Marcos Aurélio Lima de Oliveira, do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, falou sobre a visão do Inmetro com relação aos controles existentes e a estrutura regulatória.

“Estamos vivendo um novo momento, não apenas por conta da pandemia. A gente precisa de uma transformação cultural. Estamos trabalhando para modernizar o modelo regulatório, para que esse garanta um mercado seguro e que seja perene ao longo do tempo. A construção desse modelo precisa ter a participação do setor produtivo”, disse Oliveira.

O representante do Inmetro disse que a entidade quer trabalhar cada vez mais com setor produtivo, no sentido de desenvolver métodos para beneficiar o setor. “Temos conhecimento e pré-disposição para ajudar a melhorar o mercado”, afirmou.

O moderador do evento, Alberto J. Fossa, que conduziu o debate entre os participantes destacou que é preciso repensar os processos, quebrar os “pré-conceitos” e construir novas soluções, com a participação do mercado e dos usuários.

O engenheiro Alexandre Luis de Oliveira, do SindusCon-SP levantou a questão da falta de informação para o cliente final. “As edificações estão cada vez mais complexas. A qualidade precisa estar em todas as etapas, desde a fase em que o projeto está sendo criado até o pós-obra. A qualidade tem que permear todas as fazes do projeto”, disse.

O evento, que foi grátis, aconteceu no canal da Abrinstal, no Youtube e se você perdeu e quer ver na íntegra, assista abaixo:

Apresentações

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.