13º Fórum de Instalações – BIP

10º Workshop de Instalações – Hidrossanitárias e Águas Pluviais

11º Workshop de Instalações – Gases Combustíveis

Eficiência Energética em Edificações tem muito espaço para crescer

13º Fórum de Instalações BIP reuniu especialistas para debater este tema

1º de julho de 2022

Cerca de 100 representantes de entidades, associações e do mercado da construção civil; além de representantes de empresas instaladoras, fabricantes de materiais, distribuidoras de gases combustíveis, especialistas em eficiência energética e consultores, participaram do 13º Fórum de Instalações BIP (Building Installation Performance), que teve a Eficiência Energética em Edificações, como tema central. O webinar foi realizado no último dia 1º de julho.

“As edificações são absolutamente relevantes sob o ponto de vista energético, pois representam 52% de toda energia elétrica consumida no país. Ser mais eficiente no uso da energia, ou seja, adotar ações de eficiência energética, é algo fundamental quando falamos no combate às mudanças climáticas", disse o diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa, que fez a abertura do webinar e, também, foi o moderador do evento que foi realizado pela entidade.

Essa relação entre o combate às mudanças climáticas, aquecimento global, emissões de CO2 e eficiência energética esteve presente em todas as apresentações que foram realizadas no webinar.

“A área de edificações é a que tem mais oportunidades de crescimento, quando falamos em ações de eficiência energética. Precisamos continuar a crescer, desenvolver o mercado, porém temos que consumir uma quantidade menor de energia", afirmou o presidente da Abrinstal, José Jorge Chaguri Júnior.

O presidente da Abrinstal fez uma apresentação sobre “A gestão de energia e eficiência energética no uso das edificações". Ele destacou a importância da cadeia da construção se adequar às rápidas mudanças que estão acontecendo no setor.

Hoje, há muitas novas edificações que juntam os segmentos residencial e comercial. Além disso, estão sendo criadas responsabilidades nesse setor, como por exemplo, o abastecimento de veículos elétricos dentro dos edifícios, entre outras cargas. Tudo isso precisa ser muito bem planejado.

A especialista em eficiência energética em edificações no Procel/Eletrobras, Estefânia Mello, apresentou o tema “A eficiência energética de projeto e construção – As ações para etiquetagem no Brasil". Ela apresentou a evolução desse tema no Brasil, com destaque para o PBE Edifica, que é o Selo Procel Edificações.

O PBE Edifica foi criado em 2014 e é um instrumento de adesão voluntária. Seu principal objetivo é identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em determinada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes.

Este selo está passando por melhorias e a especialista do Procel contou no webinar algumas delas, como por exemplo que o indicador de desempenho terá entendimento facilitado e comparável em kWh/ano. Outra melhoria é que será possível quantificar a economia gerada por medidas de eficiência energética.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Aquecimento de Gás (Abagás) e gerente de Marketing e Aplicações Especiais na Rinnai Brasil, Leonardo Abreu, falou sobre “Modelos e inciativas de avaliação dos níveis de eficiência de edificações".

Abreu destacou a importância dos chamados edifícios verdes e fez um histórico da evolução deste tema no Brasil e no mundo. Apresentou também pontos positivos e negativos e levantou a questão dos custos de construção.

A apresentação de Abreu abordou ainda o tema aquecimento de água e a importância de diversificar o consumo energético residencial. Atualmente no Brasil, aproximadamente 3,6 milhões de domicílios utilizam aquecimento de água a partir de gases combustíveis. O chuveiro elétrico está presente em 51 milhões de residências e cerca de 3,5 milhões de residências utilizam o aquecimento solar.

BIP

O BIP (Building Installation Performance) é um programa de certificação que tem o objetivo de garantir o nível de qualidade dos serviços de instalação, aumentar a segurança, conformidade e desempenho das instalações e elevar a produtividade da cadeia da construção civil predial e de infraestrutura. Foi criado há mais de 15 anos, com o nome Qualinstal.

O projeto BIP atua na promoção, debate e estabelecimento de requisitos técnicos, de desempenho e de gestão, aplicáveis às empresas instaladoras, na execução dos seus serviços e na conformidade das instalações.

Tem cinco pilares fundamentais: projetos, produtos, mão de obra, serviços de instalação e a própria instalação final. É um projeto que acompanha às mudanças do mercado e atende aos mais recentes requisitos de desempenho do setor da construção civil, compatibilizando regulamentações, normas técnicas e garantindo a segurança, desempenho e conformidade das instalações prediais e de infraestrutura.

Estamos no YouTube

Se você perdeu o webinar saiba que ele está disponível na página da Abrinstal no Youtube, na íntegra:

Apresentações

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.