9º Fórum de Gestão e Economia de Energia apresenta plano de negócios do CB-116

2º Workshop de Gestão e Economia de Energia

3º Workshop de Gestão e Economia de Energia

Tanto para o governo, como para representantes da academia e entidades que atuam no setor, as perspectivas para o avanço das ações de eficiência energética no país são positivas. A mensagem da Superintendente da Presidência da Eletrobras, Renata Leite Falcão, que fez a abertura do 9º Fórum de Gestão e Economia de Energia foi de otimismo. “Há oportunidades de investimento em eficiência energética e inovação”, disse. Os investimentos do governo, via Procel, em ações de eficiência energética já somam R$ 3,15 bilhões, no período de 1986 a 2019. Essas ações resultaram na economia de 173,2 kWh.

Renata destacou a importância da continuidade das ações de eficiência energética para que o benefício seja perene e contou que o Procel vem atuando em diversas ações estruturantes e de impacto, como os relacionados aos da ISO 50.001, que é a norma internacional de gestão e economia de energia e ao CB-116 (Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia), que é versão brasileira responsável pelo tema.

Alberto J. Fossa, diretor executivo da Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações) e gestor do CB-116 apresentou o plano de negócios do comitê para o período de 2021-2016 e ressaltou que a eficiência energética é instrumento mais importante para o combate às emissões de gases do efeito estufa (GEE).

O plano de negócios inclui a priorização de normas nacionais, devendo ser desenvolvida uma norma por ano; a sustentabilidade técnica e financeira do comitê. O comitê também deverá elaborar guias técnico e regulamentos, e atuar em linha com o Plano Decenal de Eficiência Energética (PDEf). Outra ação prevista no plano é a divulgação de ganhos econômicos associados à gestão de energia.

O CB-116 está dentro da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas e é responsável pela normalização no campo de gestão e economia da energia, compreendendo desempenho energético, sistemas e usos da energia, medição de energia, implantação de sistemas de medição e validação de melhoria contínua na área de gestão da energia, regras e metodologias para cálculo de economia da energia em projetos, organizações e regiões, guias de medição e verificação e conformidade da qualidade de dados relacionados. Ele foi criado em 2015.

A Eletrobrás/Porcel, tem um convênio com a Abrinstal – como gestora do CB-116, que prevê o desenvolvimento de ações de fomento no âmbito da normalização de eficiência energética, incluindo a participação internacional em eventos sobre tema, desenvolvimento de normas nacionais, a divulgação e a disseminação de conhecimento nessa área.

O professor Luis Horta Nogueira, da Excen Unifei, que fez uma apresentação sobre “Os desafios da gestão de energia e eficiência energética”, ressaltou a importância da ISO50.001. “Essa norma ordena e estrutura o processo para gestão de energia e eficiência energética de forma efetiva, com as etapas do planejamento e roteiro de auditoria”, disse Horta.

Ele destacou ainda a importância de atuar no setor industrial, que consome quase 50% de toda a energia elétrica brasileira. “Temos que aprender a ser mais eficientes no uso da energia e isso significa aprender a gastar menos energia para produzir o mesmo produto”.

Apesar da importância do tema, o país ainda tem muito a avançar nessa área. “O Brasil acumula um atraso preocupante na implantação do uso racional no consumo de energia. É importante informar e conscientizar os consumidores em todos os níveis e setores sobre oportunidades e benefícios ao promover a eficiência energética. Por isso é muito importante eventos desse tipo”, afirma Horta.

Em sua apresentação, o gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel), na Eletrobras, Marcel Siqueira, destacou a parceria do órgão com a Abrinstal, na operacionalização do CB-116, braço nacional da ISO 50.001.

“Essa parceria é importante para o desenvolvimento de ações para fomentar as discussões sobre o tema eficiência energética e também para acompanhar o que de mais relevante acontece no cenário internacional de normalização e no estabelecimento de prioridades, como na elaboração de plano de negócios”, disse Siqueira.

A mediação do debate foi feita pelo professor Edmilson Moutinho dos Santos, do Instituto de Energia e Ambiente da USP. A íntegra do webinar está disponível no canal da Abrinstal no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=68I-EtbzYKI

Download Apresentações:

1_Alberto J. Fossa_ABRINSTAL

2_Prof. Luiz A. Horta Nogueira_Excen UNIFEI

3_Marcel Siqueira_ELETROBRAS

Acesse a programação original do evento

 

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.