Gestão e Economia de Energia

❱ O ABNT/CB-116 Gestão e Economia de Energia

O Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia (ABNT/CB-116) foi criado em 2015 e visa estabelecer canais formais para o avanço da normalização e regulamentações associadas, buscando o desenvolvimento e a manutenção de práticas de gestão e economia da energia no país.

O Comitê também tem a finalidade de dar visibilidade ao processo de normalização nacional e internacional sobre gestão e economia de energia, fomentar e disseminar as ações associadas ao tema no cenário nacional.

As atividades do ABNT/CB-116 são coordenadas pela Abrinstal, com base em projeto estruturado.

Importante salientar que antes da formalização do ABNT/CB-116, no Brasil, um grupo de especialistas já trabalhava no tema de normalização com foco em gestão e economia de energia. Este trabalho iniciou-se em 2008, quando o grupo constituía uma Comissão Especial de Estudo da ABNT. Era feito o acompanhamento do TC242 que foi o comitê técnico responsável pela criação da ISO 50001, que tratava da gestão de energia- e do TC257, que estava desenvolvendo normas vinculadas ao tema de economia de energia. Os temas tratados por esses dois comitês estavam muito próximos, por este motivo foi decido juntar os dois TCs em um único, o TC301, com o objetivo de otimizar trabalhos e focar o desenvolvimento das normas internacionais.

A comissão espelho no Brasil, desses dois TCs (o 242 e o 257) é o ABNT/CB-116. Esse comitê foi estruturado para contribuir para economia e gestão de energia, por meio de produtos normativos, guias e divulgação, e também auxilia nas metas setoriais 2030. O ABNT/CB-116 tem abrangência nacional e também atua no âmbito internacional, através da representação do País nos fóruns pertinentes da ISO.

Parceiros de Normalização 2024