8º Workshop de Instalações – Hidrossanitárias e Águas Pluviais e Dia Internacional do Instalador Hidráulico (World Plumbing Day)

Evento foi realizado no dia 12 de março de 2020, na Fiesp, e contou com cerca de 90 participantes
 

Crescimento da construção civil dá boas perspectivas para o setor de instalações

O bom momento que vive a indústria da construção civil deu o tom de otimismo na abertura do 8º Workshop de Instalações Hidrossanitárias e Águas Pluviais – BIP, realizado nesta manhã, na Fiesp. O presidente da Abrinstal, José Jorge Chaguri Júnior, destacou que esse novo ciclo demanda mão de obra capacitada para evitar problemas no pós-obra.

“Os sistemas prediais demandam novas tecnologias e pessoas cada vez mais capacitadas, afinal, os sistemas não param de ganhar complexidade. É importante lembrar também que o setor de instalação tem um papel fundamental quando falamos em edifícios sustentáveis”, disse Chaguri Júnior.

O bom momento da construção também foi destaque na fala do presidente do Sindinstalação, José Sílvio Valdissera. “Para aproveitar esse momento, as empresas instaladoras precisam ter nos seus quadros, eletricistas e encanadores capacitados. Além disso, precisamos estar aptos para a industrialização dos processos, que está aí para reduzir falhas e, no setor de instalações isso faz toda a diferença”, disse Valdissera.

O representante do Secovi no evento, Paulo Rewald, disse que o momento é muito positivo, mas vai precisar de algum ajuste, principalmente em relação aos produtos importados, que já começam a faltar.

Também participaram da abertura do evento Milton Henrique Gomes, presidente da Abrasip, e Lílian Sarrouf, representando o SindusConSP.

Treinamento e capacitação são fundamentais

Se depender do Senai, principal referência em treinamento para eletricistas e encanadores, haverá mão de obra qualificada para atender ao crescimento da indústria da construção. “Temos mais de 45 cursos de capacitação voltados para esta área e estamos prontos para atender a demanda. Novas turmas poderão ser criadas, desde que tenha procura”, disse Edson Pereira dos Santos, coordenador técnico da Escola Senai “Orlando Laviero Ferraiuolo".

Santos, que é responsável pelas instalações elétricas e hidráulicas, fez uma apresentação sobre o “Cenário de capacitação de mão de obra nas instalações”, no workshop de instalações. Ele apresentou um retrato das principais capacitações para o setor de construção, incluindo instalações hidráulicas.

Na avaliação de Erick Viegas, da Sanhidrel Engekit, mão de obra capacitada é crucial para o crescimento de empresas que atuam no setor de instalação. “Sem colaboradores treinados, a empresa não se desenvolve, pois não consegue ganhar mercado”. A Engekit está há mais de 60 anos no mercado.

O papel da Abrinstal e do BIP nas boas práticas

A Abrinstal tem um papel muito importante para o setor de construção civil, no sentido de promover as melhores práticas para as empresas instaladoras, sempre de olho na capacitação dos colaboradores do setor e na gestão do processo como um todo, por meio do BIP. A avalição foi feita por Osvaldo Barbosa de Oliveira Júnior, da Techem, durante o evento. Ele apresentou o tema “Considerações sobre a qualidade de água em edificações nos sistemas hidráulicos”.

A Abrinstal é a gestora do BIP – Building Installation Performance, que é o selo de qualidade e desempenho das instaladoras.

Já Virginia Sodré, da Infinitytech, falou sobre “A importância da avaliação da viabilidade técnica e econômica na adoção do reúso de água em edificações em atendimento à norma NBR 16.783/2019”.

“Hoje no Brasil há várias leis em municípios, que obrigam o reuso de água, sem nenhuma análise da viabilidade econômica. É preciso saber qual será o custo para operacionalizar essa água. Há casos absurdos que o metro cúbico da água de reuso chega a R$ 22”, conta Virgínia.

Download Apresentações:

Cenário de capacitação de mão de obra nas instalações (SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo”)
  Industrialização dos serviços de instalações hidrossanitárias na Construção Civil (Sanhidrel Engekit)
  A importância da avaliação da viabilidade técnica e econômica na adoção do reúso de água em edificações, em atendimento a nova NBR 16.783:2019 (Infinitytech)
  Considerações sobre a qualidade da água nos Sistemas Hidráulicos Prediais (Techem)

Fotos:

Público Público

Mesa de Abertura

José Silvio Valdissera – Sindinstalação

Paulo Rewald – Secovi

Milton Gomes  – ABRASIP

José Jorge Chaguri Jr.  – ABRINSTAL

Mesa Bloco 1

Erick Viegas – Sanhidrel Engekit

Edson Pereira dos Santos – Escola SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo”

Mesa Bloco 2

Virgínia Sodré  – Infinitytech

Osvaldo Barbosa de Oliveira Junior – Techem

Patrocinador Techem Patrocinador Techem
   

Banner Evento

 

Acesse a programação original do evento.

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.