2° Workshop de Gestão e Economia de Energia

9º Workshop de Instalações – Gases Combustíveis sobre NBR 13103

9º Fórum de Gestão e Economia de Energia

Workshop de Gestão e Economia de Energia trouxe exemplos práticos sobre o tema

Experiências e desafios da Sabesp e da Comgás na área de gestão e economia de energia foram apresentados no webinar “2° Workshop de Gestão e Economia de Energia", que foi realizado no último dia 4 de novembro. O evento também contou com a participação de Eletrobras que apresentou detalhes da ISO 50.004, que é o guia de implementação da ISO 50.001 – norma internacional sobre gestão e economia de energia.

José Carlos Basílio, gerente de engenharia da Sabesp, abordou o tema “a gestão de energia no saneamento – proposta Sabesp para sistemas de bombeamento". O uso de energia elétrica é essencial às operações da empresa de saneamento. Para se ter uma ideia, a empresa é a maior usuária de eletricidade do Estado de São Paulo e respondeu, no ano passado, por quase 2% de toda energia elétrica consumida no estado, com uma conta de R$ 1,14 bilhão.

   “Os valores são muito significativos e para a Sabesp é crucial usar a energia de forma inteligente. Buscamos a racionalidade nos processos, deixando a eletricidade para usos mais nobres”, conta Basílio.

    No evento, Basílio falou sobre algumas inovações e novas tecnologias, como o uso do gás natural no conjunto de motobombas na estação da Vila Alpina, em São Paulo. O gás natural entrou em substituição à energia elétrica e trouxe uma economia que variou entre 10 e 40% à empresa.

 

A engenheira Maria Teresa Voltarelli, da Comgás, apresentou o tema “propostas de eficiência energética em processos de vapor e uso do gás natural". Atualmente, só 5% das empresas atendidas pela distribuidora reutilizam o calor dos processos e só 1,2% das indústrias têm cogeração, que é uma forma muito mais eficiente de gerar energia elétrica e térmica a partir de um único combustível.

“Ainda temos muito espaço para levar a eficiência para as indústrias”, disse Maria Teresa. Os benefícios desse aumento da eficiência para as empresas são muitos, como a economia na conta global de energia, melhor aproveitamento de sub-produtos energéticos em outras aplicações, maior segurança no atendimento da demanda elétrica e diversificação da matriz energética, entre outros.

O diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa, moderador do webinar, falou sobre a importância do evento para a divulgação do tema. “Ainda há muitos gaps que precisam ser superados, a questão cultural é um deles, mas lentamente mais empresas estão se dando conta sobre a importância de eficiência energética”, disse Fossa.

O diretor executivo da Abrinstal também destacou que está em curso o novo Plano Decenal de Eficiência Energética, que abordará a questão do saneamento e o uso do gás natural. “Há enormes oportunidades de eficiência energética nessa área”, afirmou Fossa.

Álvaro Pinto, da Eletrobrás apresentou no evento o guia de implantação de sistema de gestão de energia – a nova ISO 50.004, que é uma norma derivada da ISO 50.001. O propósito do guia é permitir que as organizações estabeleçam sistemas e processos para melhorar continuamente o desempenho energético.

“O ISO 50.004 é uma norma de orientação prática para implementar um sistema de gestão de energia, com exemplos claros para ajudar na sua aplicação”, afirmou Pinto.

A integra do workshop está disponível no canal da ABRINSTAL no YouTube nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=bGdSvwhpMTY&t=2s (apresentações dos palestrantes)

– https://www.youtube.com/watch?v=VAWfkYRdzxU (Debate)

O webinar “Gestão e Economia de Energia” faz parte de uma parceria entre a Eletrobrás/Procel e a Abrinstal. A Abrinstal é apoiadora e responsável pela operacionalização, divulgação e o planejamento de atividades sustentáveis de normalização associadas à gestão e economia de energia no âmbito nacional e internacional.

Download Apresentações:

1_José Carlos Basilio_Sabesp

2_Maria Teresa Voltarelli_Comgás

3_Álvaro B A Pinto_Eletrobras

Acesse a programação original do evento

 

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.