Workshop Gestão de Energia – Oportunidades no Setor de Petróleo e Gás

10º Workshop de Instalações Gases Combustíveis

Workshop Estudo de novas tecnologias e processos de detecção de vazamentos…

Workshop discute oportunidades de gestão de energia no setor de petróleo e gás

18 de fevereiro de 2022

Representantes de empresas de petróleo e gás, pesquisadores e especialistas, participaram, no último dia 18 de fevereiro, do “Workshop Gestão de Energia – Oportunidades no setor de Petróleo e Gás". A íntegra do webinar pode ser acessada ao fim da página ou em nosso canal, no YouTube.

O diretor de Desenvolvimento Industrial, do Departamento de Energia da Unido, Marco Matteini, falou sobre “Os avanços na promoção de gestão de energia pela Unido no mundo". As operações da indústria de petróleo e gás são responsáveis por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE).

Matteini destacou a importância de ferramentas com a ISO50.001 e, também, sobre a adoção de políticas públicas e legislação relacionadas ao tema gestão e economia de energia. O diretor da Unido apresentou o exemplo de um projeto que a entidade apoia na Colômbia, o PEVI, que é um programa destinado às indústrias e que tem o envolvimento do governo e da universidade.

A Unido opera programas relacionados à ISO50.001 (que trata da gestão e economia de energia) em 25 países ao redor do mundo e planeja desenvolver ações em outros cinco países.

O pesquisador do RCGI (Research Centre for Greenhouse Gas Innovation) e coordenador da ABTN- CB-116 (Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia), Alberto J. Fossa, fez uma apresentação sobre “Contribuições para mitigação das mudanças climáticas a partir da adoção de sistemas de gestão de energia- Um estudo de caso na cadeia produtiva de gás natural".

O ABTN/CB-116 foi criado em 2015. Ele é gerido pela Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações (Abrinstal), que também acompanha os movimentos do ISO TC301, que é o comitê técnico que trata da gestão e economia de energia.

O pesquisador do RCGI, Alexandre de Barros Gallo, fez uma apresentação sobre “Análise dos mecanismos de contabilização de carbono vinculados à gestão de energia”. Na sequência, foi realizado um debate que foi coordenado pelo professor Edmilson Moutinho dos Santos, do Instituto de Energia e Ambiente, da USP (Universidade de São Paulo).

Estamos no YouTube

Se você perdeu o webinar “Workshop Gestão de Energia – Oportunidades no Setor de Petróleo e Gás”, saiba que ele está disponível na página da Abrinstal no Youtube, na íntegra:

Apresentações

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.