9º Workshop de Instalações Hidrossanitárias e Águas Pluviais

3º Workshop de Gestão e Economia de Energia

10º Fórum de Gestão e Economia de Energia

“Workshop de Instalações Hidrossanitárias e Águas Pluviais” trata da qualidade dos sistemas

16 de abril de 2021

A NBR 5626, que trata dos Sistemas Prediais de Água Fria e Água Quente, foi o tema central do webinar “Workshop de Instalações Hidrossanitárias e Águas Pluviais", realizado no dia 16 de abril, pelo canal da Abrinstal, no Youtube. A íntegra do evento está disponível no fim da página.

O evento reuniu profissionais do mercado, representantes de associações e entidades de classes, relacionadas ao setor de construção e sistemas prediais. A qualidade das instalações e o selo BIP foram destaques na abertura do evento, feita pelo diretor executivo da Abrinstal e diretor do World Plumbing Council – Conselho Mundial de Instalações Hidrossanitárias, Alberto J. Fossa.

“É fundamental pensarmos na qualidade das instalações e dos serviços prestados, por isso é importante a parceria com o Senai para preparar mão de obra", disse Fossa. O diretor da Abrinstal destacou também a importância do trabalho ser realizado próximo do conceito de projetos.

O BIP é o selo de qualidade das instaladoras e abrange várias competências técnicas na área de instalações prediais. Saiba mais sobre o BIP (https://www.abrinstal.org.br/bip-apresentacao/).

O evento teve como convidado, o coordenador da NBR 5626, o engenheiro Sergio Gnipper, que contou sobre a criação da norma, o time de colaboradores e as entidades que participaram dos trabalhos.

“A norma é um consenso de várias frentes e representatividades. Foram 8 anos de preparo e 42 reuniões setoriais, até a publicação da norma em maio de 2020. Foi uma construção coletiva", disse Gnipper.

O engenheiro José Jorge Chaguri Júnior, presidente da Abrinstal, abordou o tema “Economia de água em sistemas de água fria e quente". Ele apresentou as várias mudanças de padrão que os apartamentos passaram recentemente. Hoje, os apartamentos são menores, em muitas regiões estão cada vez mais altos, e isso muda completamente a concepção hidráulica do prédio.

“Os moradores querem contas individualizadas e sistemas cada vez mais eficientes", disse Júnior, que também chamou a atenção sobre a importância das medições. Afinal, sem medir não dá para saber se a gestão é eficiente. Sem monitorar não é possível comparar.

A engenheira Fabiana Rewald Augelli, sócia da Rewald Engenharia, fez uma apresentação sobre o tema “Análise geral da NBR 5626 na visão dos projetos e principais desafios".

Depois da apresentação foi feito um debate entre os palestrantes e o convidado. Na sequência foram respondidas as perguntas do público que participou do webinar.

Apresentações

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.