Eficiência energética: boas práticas do setor elétrico são compartilhadas em seminário 27/08/2019


Representantes de empresas do sistema Eletrobras compartilharam suas boas práticas em eficiência energética durante um seminário realizado no Parque Tecnológico Itaipu, de terça (20) a quinta-feira (22). A programação contou com palestras, visitas técnicas e um treinamento específico sobre a norma técnica ISO 50001, que tem como foco auxiliar as empresas no uso da energia de maneira mais eficiente por meio da implementação de um Sistema de Gestão de Energia.

O Seminário Técnico Gerencial foi organizado pelo Comitê Integrado de Eficiência Energética do Sistema Eletrobras (CIEESE) – do qual Itaipu e PTI participam por meio de suas Comissões Internas de Conservação de Energia (Cice) –, e debateu assuntos como redes inteligentes, armazenamento de energia e normativas para aquisição de equipamentos mais eficientes para as empresas do setor elétrico.

Durante a abertura do encontro, o diretor técnico do PTI, Rafael José Deitos, ressaltou a importância de o Parque Tecnológico sediar o encontro anual do Comitê. O superintendente de Informática da Itaipu, Leonardo de Oliveira Leite, reforçou que o tema deve ganhar cada vez maior notoriedade na gestão da binacional. “É uma agenda que deve crescer para aumentar a eficiência da aplicação dos nossos recursos.”

Representando a Eletrobras, Marcel da Costa Siqueira, gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), destacou o comprometimento do grupo com o trabalho e que a utilização de indicadores de sustentabilidade é uma das expectativas da administração em relação ao Comitê.

Marcelo Miguel, da Divisão de Engenharia Eletromecânica da Itaipu, e coordenador brasileiro da Cice da hidrelétrica, também pontuou esse envolvimento da hidrelétrica com o tema. “Mostra que a Itaipu não é eficiente apenas na geração de energia, mas como também no consumo e na consciência de que é preciso reduzir os custos da empresa”.

O gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação do PTI e coordenador da Cice do Parque Tecnológico, José Paulo Nunes, disse que o encontro “promove a troca de experiências de todo o Brasil, cada uma com as suas particularidades, mas com um único objetivo, que é o uso racional de energia”.

As contribuições de Itaipu e PTI

Ao longo do seminário, os representantes do setor elétrico nacional puderam conhecer algumas ações desenvolvidas pela Itaipu e o PTI com o objetivo de otimizar o uso da energia.

O novo DataCenter da Itaipu foi tema de uma palestra ministrada pelo Everton Schonardie Pasqual, gerente do Departamento de Produção e Suporte Técnico da binacional, e as redes inteligentes existentes no PTI (tanto do lado brasileiro como do lado paraguaio) foram detalhadas por Rodrigo Otto, gerente do Laboratório de Automação em Sistemas Elétricos (Lasse), e por Tamatiá Colman, coordenador do Centro de Innovación en Automatización y Control (CIAC).

Os participantes ainda conheceram “in loco” as instalações de quatro laboratórios do PTI: o Lasse, o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes, o Laboratório de Baterias e o Laboratório de Hidrogênio, além do SmartMob, programa de mobilidade sustentável do Parque. Como resultado do seminário deve ser elaborado um relatório técnico gerencial, que deve ser utilizado como instrumento de embasamento para as próximas atividades.

Fonte: Jornal Itaipu Eletrônico

Nenhum comentário

Adicione seu comentário