Especialistas apresentaram resultados de programas e ações relativas à gestão e economia de energia, durante Fórum

Workshop de Instalações em Edifícios Elevados

11º Workshop de Instalações – Hidrossanitárias e Águas Pluviais

Webinar foi realizado no último dia 6/12 e está disponível no canal da Abrinstal, no YouTube

A 11ª edição do Fórum de Gestão e Economia de Energia, realizado no último dia 6 de dezembro, teve como tema central a “Promoção da eficiência energética e gestão de energia". Especialistas apresentaram resultados de programas e as principais ações que estão em curso no país.

O webinar, que reuniu mais de 50 profissionais interessados no tema eficiência energética, pode ser visto na íntegra no canal da Abrinstal.

Na abertura do evento, o moderador do webinar, o professor Edmilson Moutinho dos Santos, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), da Universidade de São Paulo – USP, destacou a importância da discussão do tema eficiência energética e principalmente da adoção de políticas públicas.

A apresentação do gerente do Procel na Empresa Brasileira de Participações ENBPar, George Soares, mostrou uma retrospectiva das ações de eficiência energética realizadas pelo governo brasileiro, apresentou a nova estrutura da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. – ENBPar e destacou como será sua atuação na promoção da eficiência energética e gestão de energia.

“A ENBPar está ciente do grande desafio e honra que lhe foi incumbida, mas não medirá esforços para manter o mesmo grau de excelência na condução do Procel", disse Soares.

Atualmente, o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) é mantido por 0,1% da Receita Operacional Líquida (ROL) das concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica. A partir do ano que vem esse percentual cairá para 0,05%.

O coordenador do Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia (ABNT/CB-116) e diretor executivo da Abrinstal Alberto J. Fossa destacou, na sua apresentação, a importância do tema eficiência energética no combate às mudanças climáticas.

“Quando falamos em eficiência energética estamos falando em mitigação de gases do efeito estufa, pois os temas estão intrinsicamente relacionados", disse Fossa. O coordenador do CB-116 também abordou a ISO 50.001- que é a norma que trata do tema gestão e economia de energia-, e as barreiras relacionadas à eficiência energética.

O Coordenador do Programa de Eficiência Energética e especialista em regulação na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Carlos Eduardo Firmeza, destacou no webinar as diretrizes e as regras do programa.

De 2008 a 2022 o investimento médio no programa da Aneel por ano, foi de R$ 604 milhões que foram aplicados no desenvolvimento de cerca de 5.000 projetos.

Estamos no YouTube
Apresentações

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.