12º Fórum de Gestão e Economia de Energia

12º Workshop de Instalações – Gases Combustíveis – BIP

12º Workshop de Instalações – Hidrossanitárias e Águas Pluviais

Programas e o futuro da Eficiência Energética são debatidos no Fórum de Gestão e Economia de Energia

Evento foi realizado no último dia 6/12 e conteúdo está disponível no canal da Abrinstal, no YouTube

O webinar “12º Fórum de Gestão e Economia de Energia”, realizado no último dia 6 de dezembro, no canal da Abrinstal, no Youtube, trouxe informações sobre os principais programas de Eficiência Energética realizados no Brasil e também apresentou os principais projetos para essa área para o futuro. O evento contou com um time de especialistas no tema, com destaque para atuação dos programas do governo federal e do governo do Estado de São Paulo.

A Coordenadora-Geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia (MME), Samira Sousa, destacou a importância do tema eficiência energética. “Não dá para falar de transição energética sem abordarmos os programas e ações de eficiência energética", disse Samira.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a eficiência energética é considerado o “primeiro combustível" para a transição energética, ou seja, para conseguirmos reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) e chegar a 2050 com o chamado NetZero. De acordo com a AIE, na grande maioria das vezes, a eficiência energética é o combustível mais barato e o mais disponível.

Na indústria, segundo estimativa mostrada pela coordenadora do MME, a eficiência energética tem potencial para reduzir em 40% as emissões de GEE. Já no setor das edificações, o potencial de redução das emissões é ainda maior: chegando a 50%.

Na sua apresentação no webinar, Samira fez um breve histórico dos principais programas de eficiência energética, que foram iniciados nos anos 1980, com o Procel e o Conpet, até chegar à Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento. Ela também abordou o Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética.

O Grupo de Trabalho (GT) de Edificações e os acordos de cooperação internacional, principalmente com a Alemanha, além de aguns projetos como Energia do Futuro, o PotencializEE e as Redes de Aprendizagem de Eficiência Energética também foram apresentados.

O gerente do Procel, George Alves Soares, destacou a importância do Procel, que está próximo de completar 40 anos, em 2025, e falou também sobre a importância do webinar. “Este Fórum tem se tornado um momento de reflexão anual no cenário de eficiência energética no país", disse.

Em sua apresentação, Soares destacou a missão do Procel, de promover ações de eficiência energética, notadamente no usuário final. Em 2023 foram emitidos 134 Selos Procel para luminárias LED, painel solares, entre outros equipamentos.

O Procel atua por meio de projetos estruturantes e inovadores, projetos de impacto, por meio do Selo Procel e também no suporte técnico transversal. Também possui atuação no tema normalização, via CB116 (Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia).

“O programa com maior impacto na sociedade é o Selo Procel, em 41 categorias, que divulga e promove a eficiência energética", afirmou Soares. Também foram apresentadas informações do projeto Reluz, que atua com iluminação pública e que funciona por meio de chamadas públicas. Para 2024 está previsto o lançamento de nova chamada pública para 170 municípios.

Na parte da indústria, George destacou o convênio com a CNI, no programa Aliança, nas versões 1.0 e 2.0. Também destacou o impacto das técnicas de reparo de motores elétricos no rendimento. Informou também que deverá ser realizado um estudo de análise do impacto regulatório da melhoria do serviço de reparo de motores, entre outros. Foram ainda apresentadas informações sobre o Selo Procel Edificações – Procel Edifica, e o Procel Educação, entre outros.

O professor da USP e coordenador do Plano Estadual de Energia (PEE) 2050, Dorel Soares Ramos abordou as diretrizes do Plano Estadual de Energia 2050 – Race to Zero, na promoção da descarbonização da matriz energética do Estado de São Paulo.

Ramos contou que o Plano Estadual RtZ – Horizonte 2050, está na etapa de planejamento energético, onde estão sendo definidas as diretrizes. Os próximos passos serão o Planejamento Tático e a seguir o Planejamento Operacional, que inclui um plano de monitoramento.

O plano está dividido na Fase 1 – qualitativa (onde estamos e para onde vamos), e Fase 2 -quantitativa (quais as trajetórias possíveis e o que fazer em cada área seguir a trajetória adequada, por meio de macro ações).

Em sua apresentação, Ramos apresentou os cinco eixos estruturantes do Plano, que inclui: meio ambiente e social, tecnologia, infraestrutura (que prevê principalmente a otimização do ativo existente), mercado (incentivos e estimulo a novos negócios) e regulação, por meio do aprimoramento e novos marcos.

Também foram apresentados os eixos temáticos: eletricidade, biogás/biocombustível, transporte e eletromobilidade; gás natural; hidrogênio de baixo carbono; mercado de carbono; eficiência energética; avaliação dos impactos climáticos e balanço de emissões.

O Plano ainda tem a parte de políticas e metas, cenários de demanda e de oferta. Segundo Ramos, com as ações previstas, o potencial de redução dos GEE no setor elétrico no Estado de São Paulo é de 15% até 2030, chegando a 66% em 2050.

Estamos no YouTube
Apresentações

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.