12º Workshop de Instalações – Hidrossanitárias e Águas Pluviais

12º Fórum de Gestão e Economia de Energia

Workshop de Instalações Hidrossanitárias e Águas Pluviais destacou a participação da mulher no setor e celebrou o dia Mundial do Instalador Hidráulico

No último dia 8 de março, foi realizado o 12º Workshop de Instalações Hidrossanitárias e Águas Pluviais. O webinar, que contou com mais de 130 participantes on-line, abordou os sistemas de aquecimento de água.

Um dos destaques do workshop foram os exemplos das iniciativas de empresas e instituições, focadas nas mulheres instaladoras, no sentido de ampliar a participação feminina neste setor. O evento também marcou as comemorações do dia Mundial do Instalador Hidráulico, celebrado no dia 11 de março.

O evento teve a apresentação dos temas, feita por especialistas, e contou também com debate entre os palestrantes. O público presente ao webinar pode enviar perguntas aos integrantes da mesa.

Fabiana Rewald, sócia da Rewald Engenharia e diretora de Normalização do Secovi, fez a abertura do workshop e, no dia Internacional da Mulher, trouxe diversos exemplos que mostram inciativas de empresas e entidades para ampliar a participação de mulheres nesse setor, que é majoritariamente masculino.

“As inciativas focadas em aumentar a participação das mulheres neste setor são muito bem-vindas! Afinal, no setor da construção civil, apenas 10% da mão-de-obra é feminina. No setor de instalação não há informação disponível", afirmou Fabiana.

O presidente da Abrinstal e sócio diretor da Chaguri Consultoria e Engenharia de Projetos, José Jorge Chaguri Júnior, fez uma apresentação onde tratou dos tipos de sistemas de aquecimento de água. Ele mostrou um panorama geral sobre os sistemas de aquecimento da água, incluindo um comparativo entre os sistemas a gás e à energia.

Já o diretor e sócio da Sanhidrel Engekit, Erick Viegas, apresentou o tema, “Os desafios relacionados com fixação de prumadas e redes de instalações hidráulicas". Viegas fez um apanhado das dificuldades nas indstalações, que impedem a performance adequada do sistema.

O especialista em tecnologia do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, Tiago Rodrigo da Silva, abordou o tema “Como agregar valor com o desenvolvimento de Projetos BIM em instalações hidráulicas". Ele destacou os benefícios agregados nas instalações hidráulicas. “O BIM é uma ferramenta muito útil que pode ajudar a reduzir as patologias. É uma tecnologia facilitadora da indústria 4.0", conclui.

Estamos no YouTube
Apresentações

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.