Seminário debate Indicadores de Eficiência Energética 22/7/2019

​A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) realizou no último dia 16 de julho o Seminário sobre Indicadores de Eficiência Energética. O evento teve como objetivo divulgar o curso online de Indicadores de Eficiência Enérgica, da International Energy Agency (IEA), além de estimular discussões sobre o papel dos indicadores no monitoramento de políticas de eficiência energética, que teve avanços nesse campo no Brasil e no mundo, e sobre os desafios que ainda persistem.

A abertura do seminário contou com a participação do presidente da EPE, Thiago Barral, da representante do Ministério de Minas e Energia (MME), Samira Souza, da representante da IEA, Edith Bayer, e foi mediado pelo superintende da EPE, Jeferson Soares.

O seminário foi divido em quatro painéis. O primeiro com o tema “The Role of Indicators in Defining and Measuring the Benefits of Energy Efficiency”; o segundo abordou a temática “Progress in Brazil and Internationally on Data Collection and Analysis”; o terceiro painel foi sobre “Launching and Introduction to the IEA’s Online Course; e a última apresentação teve o tema “Data Collection: Global Experience on Collaboration and Opportunities in Brazil”. Os palestrantes convidados a participar do evento foram Felipe Soares (EPE), Jeferson Soares (EPE), Edith Bayer (IEA), João Krause (Procel), Luciano Giovanelli (Procel) e Mafalda Silva (IEA).

O presidente da EPE, Thiago Barral, encerrou o evento destacando algumas considerações: “Existe o desafio de criar evidências e quantificar os benefícios resultantes dos custos associados a estas bases. Um aspecto que ficou bastante claro nas apresentações. Segundo, que temos o desafio das articulações, precisamos ter um trabalho de desenvolvimento e permanente monitoramento de clareza de papéis, de cada ator neste processo. E por último, destaco o desafio de saber comunicar os indicadores. Não basta apenas publicar. A comunicação significa traduzir estes números, informações e dados de forma acessível para quem de fato irá gerar as ações necessárias para transformá-los em ações positivas. O relatório de indicadores de eficiência que estamos trabalhando na EPE é um dos recursos que vai ajudar nesta estratégia de comunicação”.

Algumas apresentações estão disponíveis nos links abaixo.

Indicadores de eficiência energética: A abordagem da AIE

Exemplos de recolha de dados em países-membros da AIE

Fonte: Procel Info com informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

Nenhum comentário

Adicione seu comentário