Países não devem perder o foco da transição energética em meio à pandemia, afirma Agência Internacional de Energia

França – O desafio de derrotar a pandemia da Covid-19 é comparável a outros episódios igualmente dramáticos da humanidade, apontam alguns líderes mundiais. Ainda assim, os países não devem perder o seu foco de continuar a transição do mix de energia para fontes mais limpas, segundo avaliou a Agência Internacional de Energia (AIE). A instituição lembrou que os governos estão elaborando planos de estímulo em um esforço para combater os danos econômicos causados pelo coronavírus. E que esses pacotes são “uma excelente oportunidade para garantir que a tarefa essencial de construir um futuro energético seguro e sustentável não se perca em meio à enxurrada de prioridades imediatas”, de acordo com o diretor-executivo da agência, Fatih Birol.

A AIE também defendeu que o setor de energia, apesar de ser afetado pela pandemia, é fundamental para os esforços de resposta e recuperação globais e nacionais. A agência avalia que a segurança energética continua sendo uma importante área de atenção e a crise destaca o valor crítico da infraestrutura e do conhecimento em eletricidade, sustentando a resposta à pandemia de coronavírus.

A agência está produzindo um relatório especial do World Energy Outlook, que será publicado nos próximos meses, onde vai examinar medidas de curto prazo que poderiam fazer parte dos planos de recuperação econômica pós-pandemia.

“Com um forte foco na criação de empregos e no impacto no crescimento, essas medidas seriam baseadas em análises rigorosas de políticas e estudos de caso comprovados“, afirmou a AIE. “Eles poderiam formar uma ‘caixa de ferramentas operacionais’ para os formuladores de políticas que desejam construir sistemas de energia mais avançados e sustentáveis dentro de seus esforços de recuperação econômica“.

A AIE também está fornecendo dados e análises sobre os efeitos da crise, além de recomendações sobre como governos e indústria podem tomar decisões que levarão aos sistemas de energia acessíveis, seguros e sustentáveis do futuro.

Nesse sentido, representantes do setor de energia nuclear sustentam que a fonte tem características de segurança e geração firme necessárias para esse momento. A diretora geral da Associação Mundial Nuclear (WNA, na sigla em inglês), Agneta Rising, disse recentemente que “a indústria nuclear, com sua forte cultura de segurança e protocolos de preparação para emergências bem estabelecidos, conseguiu responder rapidamente às interrupções criadas pela pandemia da COVID-19. As empresas implementaram planos para a continuidade dos negócios e estão preparadas para os impactos da resposta ao vírus“.

Fonte: Petronotícias

Nenhum comentário

Adicione seu comentário