Inaugurado o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa – RCGI

Diretor executivo da Abrinstal, Alberto Fossa, coordena projeto de normalização

Foi inaugurado no último dia 8 de outubro, na USP, o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa – RCGI (Reseach Centre for Greenhouse Gases Innovation). O diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa, que coordena, junto com professor Edmilson Moutinho dos Santos, projeto de desenvolvimento de normalização no RCGI, participou da cerimônia.

O evento contou com a participação do governador do Estado de São Paulo, João Doria; do reitor da USP Vahan Agoyan; do presidente da Shell, André Lopes de Araujo; do presidente da Fapesp Marco Antonio Zago; e da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, entre outras autoridades.

Na cerimônia, o presidente da Shell comentou que a produção de hidrogel é uma das importantes iniciativas do RCGI. Esse projeto do hidrogel está inserido dentro da área que é coordenado por Fossa e pelo professor Moutinho dos Santos. O hidrogel é um produto que captura carbono e que pode ser utilizado para acelerar e melhorar condições de plantações.

Sobre o RCGI – É um centro mundial para estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogênio e gestão, transporte e armazenamento de emissões de CO2. Tem atividades fundamentadas nos três pilares: pesquisa, inovação e difusão do conhecimento. É financiado pela Fapesp e pela Shell.