Novas tecnologias e processos de detecção de vazamentos em rede de distribuição de gás natural são tema de workshop (24/03)

Garanta sua participação no Workshop “Estudo de novas tecnologias e processos de detecção de vazamentos em rede de distribuição de gás natural”. Será na próxima quinta-feira, dia 24 de março, das 10h às 12h. O evento será remoto e transmitido pelo canal da Abrinstal, no Youtube.

O workshop faz parte do projeto de Pesquisa & Desenvolvimento, ciclo 2020/2021, da Arsesp – Agência Reguladora dos Serviços Públicos do estado de São Paulo. O projeto que leva o nome do workshop, foi desenvolvido pela Abrinstal para a Naturgy, que é a distribuidora de gás natural para a região Sul do Estado de São Paulo.

A abertura do workshop será feita por Marcelo Mendonça, representando a Abegás; e por Alessandro Monteiro de Menezes, da Naturgy. O evento contará com as seguintes palestras: “Importância dos aspectos de detecção de redes de distribuição de gás natural”; “Pesquisa sobre práticas internacionais, tecnologias aplicadas e critérios utilizados” e “Desafios futuros, barreiras e soluções”.

O objetivo do projeto foi realizar uma pesquisa internacional sobre tecnologias e processos adotados nas atividades de detecção periódica de vazamento em redes de distribuição de gás natural. O estudo foi dividido em 4 atividades:

1 – Diagnóstico preliminar sobre as atividades de detecção de vazamento da rede de distribuição;
2 – Detalhamento e seleção de processos, atividades e dispositivos utilizados na detecção;
3 – Realização de pesquisa internacional sobre itens prioritários; e
4 – Comparação entre tecnologias, processos e alternativas de operação.

A Abrinstal atua em parceria com universidades e centros de pesquisas e desenvolve projetos para várias empresas, entidades e associações. Foram mais de 60 projetos de PD&I, desenvolvidos pela Abrinstal, desde 2009.