SindusCon-SP e Abrinstal juntas pela qualidade das instalações prediais

Entidades trabalharão em redução de patologias e capacitação de mão de obra, entre outras ações

O SindusCon-SP, por meio dos grupos de trabalho de Projetos, Pós-Obra e Sistemas Prediais do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) e da área de Educação da entidade, voltará a desenvolver ações conjuntas com a Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações), em favor da qualidade dessas instalações e de sua adequação aos requisitos preconizados na Norma de Garantias de Edificações.

Fossa, Chaguri, Estefan e Von

Esta foi a decisão tomada em reunião realizada em 26 de junho no SindusCon-SP, quando a entidade recebeu José Jorge Chaguri Jr., presidente da Abrinstal, e Alberto José Fossa, diretor Executivo.

Pelo SindusCon-SP, participaram Yorki Estefan, presidente; Renato Genioli e Rodrigo von Uhlendorff, vice-presidentes; Lauro Ladeia, coordenador do GT de Sistemas Prediais do CTQ; Marcelo Guaranha, membro deste grupo de trabalho; Filemon Lima, gerente Administrativo e de Relações Institucionais, e Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico.

Os representantes da Abrinstal manifestaram a intenção de uma interação maior com as construtoras, para: atualizar e aprofundar a pesquisa sobre as causas das patologias nas instalações no pós-obra, realizada conjuntamente antes da pandemia; atrair e capacitar mão de obra para as instaladoras; fortalecer a gestão destas empresas e proporcionar-lhes informações para que possam atender à demanda futura; e elaboração de manuais de boas práticas.

Concordando com essas ações, os dirigentes do SindusCon-SP manifestaram que as áreas de Educação e de Tecnologia e Qualidade devem contribuir para o avanço das questões elencadas. Destacaram a importância da atração e da capacitação da mão de obra do segmento, e do atendimento à Norma de Garantia de Edificações. E colocaram a área de Comunicação à disposição para esses objetivos e também para divulgar as certificações das instaladoras pelo programa de qualidade Qualinstal, que está sendo substituído pela certificação Building Installation Performance (BIP).