Projeto BIP lança mapa de conformidade das instalações

O Projeto BIP (Building Installation Perfomance), que é coordenado pela Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações) – está lançando o mapa da conformidade das instalações prediais. O trabalho é resultado de um estudo minucioso da situação regulatória envolvendo especificações e estruturas de avaliação da conformidade dos itens considerados críticos nas instalações dos sistemas prediais (gás, hidráulica e elétrica).

O estudo mapeou os elementos-chave do processo, que são: materiais, mão de obra, serviços e as instalações-, em relação à conformidade para estabelecimento de uma instalação conforme e segura.

O estudo abordou os principais materiais utilizados nas instalações de sistemas prediais, considerados como críticos; a avaliação de controle sobre perfis profissionais de mão de obra; as condições e requisitos de projeto e execução das instalações, com foco nos serviços realizados. Também foram analisados os mecanismos de controle e avaliação das instalações dos principais serviços prediais.

O mapa de conformidade das instalações identificou os principais especificações técnicas existentes para cada um dos elementos (materiais, mão de obra, serviços e as instalações), normalmente associadas à Normas Técnicas Nacionais (ABNT) ou Internacionais (ISO, IEC, etc), e quais os programas de avaliação da conformidade associados existem no Brasil, e se tais programas são de caráter voluntário ou compulsório.

Confira o mapa de conformidade das instalações prediais: