Alberto Fossa participa da criação da nova normalização, que será uma extensão da ISO 50001
No final de março, o diretor-executivo da Abrinstal, Alberto Fossa, que também é o gestor do Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia, o ABNT-CB116, participou das discussões sobre a criação de uma nova norma internacional ISO que vai tratar de descarbonização no âmbito de uso da energia e vai contemplar uma declaração de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) associadas a escopo 1 e escopo 2. A reunião do TC301/WG1, que é o comitê técnico internacional, que trata da gestão e economia de energia, aconteceu em Londres.
A nova norma que está em discussão é uma extensão da ISO 50001, que trata de Sistemas de Gestão de Energia (SGEn). Ela ajudará organizações a aplicarem o SGEn na descarbonização de suas emissões de GEE.
As emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia representam cerca de 75% do total de emissões gerais no mundo. A norma incluirá os seguintes tópicos:
- Comprometimento com a descarbonização da organização.
- Coleta e verificação de dados de energia e fatores de emissão.
- Quantificação das emissões do ano base.
- Estabelecimento de metas de emissão com base na ciência.
- Desenvolvimento de planos de ação para alcançar a meta de descarbonização, levando a uma trajetória realista de descarbonização.
- Monitoramento do sucesso das ações de descarbonização na redução de emissões e no cumprimento das metas.
- Obtenção de verificação independente dos dados e resultados da descarbonização.
Essa verificação será útil para a organização em vários aspectos de suas operações, incluindo relatórios, suporte a solicitações de financiamento para descarbonização, etc.
A norma tem o potencial de fornecer um apoio significativo aos esforços globais de descarbonização e mitigação dos efeitos negativos das mudanças climáticas.