TC301 discute norma internacional do setor de energia que vai tratar de forma estruturada a contabilização de emissões e as ações para descarbonização das empresas

Alberto Fossa, diretor executivo da Abrinstal e gestor do CB116 – Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia- é o representante do Brasil no evento

O diretor executivo da Abrinstal e gestor do Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia (ABNT/CB-116), Alberto Fossa está representando o Brasil na reunião do ISO/TC301 – Energy management and energy savings, que acontece em Dublin, entre os dias 6 e 10 de outubro.

O TC301 é o comitê técnico internacional da ISO responsável pelo desenvolvimento de normas voltadas à gestão da energia, eficiência energética e descarbonização, como a série ISO 50001.

O encontro reúne especialistas de diversos países – entre eles Estados Unidos, Brasil, China, Suécia, França, Coreia, Alemanha, África do Sul, Japão, México, Reino Unido e Canadá – para discutir e definir o plano de trabalho do comitê para os próximos cinco anos.

Entre os destaques desta edição estão:

  • A reunião plenária do TC301, com deliberações gerais e análise do business plan do próximo ciclo;
  • As atividades do WG1, grupo responsável pela nova ISO 50100, norma em desenvolvimento que aborda o tema da descarbonização vinculada à gestão de energia;
  • As reuniões dos grupos de trabalho TG3 (terminologia) e TG5 (estratégias).

A principal ação desta reunião está relacionada à aprovação do texto final da ISO 50100, que seguirá para edição final e publicação. Essa será a primeira norma internacional do setor de energia a tratar de forma estruturada a contabilização de emissões e as ações para descarbonização das empresas.

Outros temas relevantes também estão sendo debatidos, como “net zero energy", “energy district systems" e “data analysis" aplicados à gestão energética.

A Abrinstal, por meio de sua atuação junto à ABNT/CB-116, segue contribuindo para o desenvolvimento de normas que fortalecem a eficiência, a inovação e a sustentabilidade energética no Brasil e no mundo.