10º Workshop de Instalações Gases Combustíveis

12º Fórum de Instalações – BIP

Workshop Gestão de Energia – Oportunidades no Setor de Petróleo e Gás

Manutenção preventiva, inspeção periódica e medidores individuais são desafios para setor de instalação de gás

1º de outubro de 2021

Os desafios para o setor de instalação de gases combustíveis, relacionados ao aspecto da segurança, são grandes e passam por questões como manutenção preventiva, inspeção periódica, correto dimensionamento de medidores e medição individualizada. Esses temas foram debatidos no webinar “10º Workshop de Instalações de Gases Combustíveis (BIP) – Aspectos de segurança do uso de gás em edificações", realizado pela Abrinstal no último dia 1º de outubro.

“A questão da conformidade e da eficiência das instalações de gases combustíveis são fundamentais no aspecto da segurança para o usuário final. Este workshop, que está na sua 10ª edição, é uma das iniciativas da Abrinstal para ampliar o debate e apontar os caminhos para avançarmos nesse tema", disse o diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa.

Para o gerente geral da Techem, Eduardo Lacerda, um dos principais desafios é a falta de padrão para a instalação de medidores individuais e o fato de não ser feito o correto dimensionamento dos medidores de gás.

“Em uma residência, o que determina o dimensionamento do medidor é o aquecedor de passagem. No dia a dia, encontramos diversos casos de dimensionamento errado, porque não é levada em consideração a capacidade do aquecedor de água, que é o item que consome mais gás. Há um descompasso entre o projeto original e a utilização pelo usuário final e isso precisa ser corrigido", disse Lacerda.

Outro tema bastante discutido no workshop foi a importância dos medidos individuais de gás, que é apontado como um importante aliado para a economia. Estudos já realizados comprovam que quando a medição é individual (por apartamento), há uma economia na conta de gás, quando comparado na situação de medição coletiva. É preciso medir para consegui monitorar o consumo.

Em sua apresentação no workshop, o especialista em distribuição de gás, Luiz Felipe Boueri, da LF Boueri Consultoria, que abordou o tema “Requisitos e cuidados nas instalações de aparelhos a gás", destacou a importância de seguir a NBR 13.103, que é a norma técnica que estabelece os requisitos do projeto, construção, adequação e inspeção para instalação de aparelhos a gás.

“A NBR 13.103 é um documento de 80 páginas e que precisa ser seguido por todos que atuam nesse setor. Além disso, é muito importante fazer a manutenção preventiva dos equipamentos, inspeções periódicas, e também estar atento em relação à ventilação do ambiente", afirmou Boueri

A inspeção das instalações das redes internas de gás é um dos maiores desafios para a Comgás, que é a maior distribuidora de gás natural canalizado do pais, com mais de 2 milhões de clientes.

O gerente de Engenharia e Aplicação da Comgás, Marcelo Mota, contou que a distribuidora também utiliza a NBR 15.923, que estabelece os requisitos mínimos exigíveis para a inspeção de redes de distribuição interna de gases combustíveis.

“A segurança das instalações é um item crucial e inegociável para a Comgás. Elaboramos um roteiro onde é prevista a revisão de 70 itens para garantir a segurança do usuário”, relatou Mota.

Manual de Boas Práticas

A Abrinstal planeja lançar em 2022 um manual de boas práticas para instalação de gases combustíveis. A ideia é que esse documento aborde os principais desafios do setor e aponte os caminhos para a solução dos problemas e as melhores práticas do mercado.

O manual deverá tratar de todas as fases envolvidas no processo, do projeto à inspeção final das instalações. “É nossa colaboração para o aperfeiçoamento deste setor. Isso só é possível porque temos um grupo de empresas interessas em desenvolver o setor e a patrocinar esse tipo de ação, sem esse apoio o projeto não se viabiliza” concluiu Fossa.

Estamos no YouTube

Se você perdeu o webinar “10º Workshop de Instalações de Gases Combustíveis (BIP)”, saiba que ele está disponível na página da Abrinstal no Youtube, na íntegra:

Apresentações

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.