10º Workshop de Instalações – Hidrossanitárias e Águas Pluviais

Workshop Estudo de novas tecnologias e processos de detecção de vazamentos…

13º Fórum de Instalações – BIP

10º Workshop de Instalações Hidrossanitárias e Águas Pluviais discute a importância das medições individualizadas

29 de abril de 2022

O webinar 10º Workshop de Instalações Hidrossanitárias e Águas Pluviais, realizado no último dia 29 de abril, reuniu no canal da Abrinstal, no Youtube, mais de 70 pessoas interessadas principalmente no tema medição individualizada.

O workshop, que contou com apresentações de especialistas no tema e debates, reuniu representantes de concessionárias de saneamento, profissionais do mercado, instaladoras, representantes de associações e entidades de classes relacionadas ao setor de construção e sistemas prediais. O workshop abordou a medição individualizada e, também, os sistemas de aquecimento de água e os desafios da medição e rateio dos consumos.

“Os temas abordados neste evento são muito importantes, pois quando falamos em gestão do consumo, ter a medição individualizada faz toda a diferença. Sem essa medição não dá para fazer a gestão do consumo, e é preciso usar a água de forma racional e sustentável”, disse diretor executivo da Abrinstal e diretor do World Plumbing Council – Conselho Mundial de Instalações Hidrossanitárias, Alberto J. Fossa, que fez a abertura do evento.

A engenheira civil Rosana Petrella, que representou no workshop o Sinduscon-SP e o Secovi, destacou que a medição individualizada é um enorme desafio para o setor, já que está em vigor, desde julho de 2021, a lei 13.312 que vale para todo o território nacional e que torna obrigatória a entrega da medição individualizada para edifícios condominiais.

O engenheiro civil e gerente do Departamento Operacional e de Desenvolvimento, na Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento da Diretoria Metropolitana, da Sabesp, Ricardo Batista, disse que o maior desafio é desenhar um projeto com o menor custo para a empresa e para o consumidor.

“Estamos no momento de construção deste novo modelo. Este evento é importante pois reúne diversos atores e a melhor solução é aquela construída em pareceria com os envolvidos, uma solução que atenda todos os elos desta cadeia”, disse Batista.

Outro ponto abordado no workshop foi a importância de entender as necessidades do mercado para entregar o melhor modelo possível, além de também conhecer as novidades tecnológicas relativas aos medidores.

O presidente da Abrinstal, José Jorge Chaguri Júnior, destacou que o setor de construção está passando por mudanças e que os desafios são grandes quando falamos de medição e rateio dos consumos. Ele listou os cinco maiores desafios: tipologias de medição de água quente x energia; distância dos medidores, sistemas de recirculação; ar na rede e curto-circuito hidráulico.

Estamos no YouTube

Se você perdeu o webinar saiba que ele está disponível na página da Abrinstal no Youtube, na íntegra:

Apresentação

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.