Workshop Estudo de novas tecnologias e processos de detecção de vazamentos em rede de distribuição do gás natural

Workshop Gestão de Energia – Oportunidades no Setor de Petróleo e Gás

10º Workshop de Instalações – Hidrossanitárias e Águas Pluviais

Novas tecnologias e processos de detecção de vazamentos em rede de distribuição de gás natural é tema de webinar

24 de março de 2022

Representantes de distribuidoras de gás canalizado de vários estados, especialistas e pesquisadores deste tema participaram do webinar “Workshop – Estudo de novas tecnologias e processos de detecção de vazamentos em rede de distribuição de gás natural” realizado no último dia 24 de março. O evento está disponível ao fim da página ou em nosso canal no YouTube.

A abertura do workshop foi feita pelo diretor de Estratégia e Mercado da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado), Marcelo Mendonça; pelo diretor de Regulação do Grupo Naturgy, Alessandro Monteiro de Menezes; e do diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa.

Mendonça destacou a importância da realização de eventos que tratam do tema como esse, ligado à segurança do consumidor. “O mercado de gás natural está em expansão no Brasil. Pensar em detectar vazamento e trazer mais segurança é fundamental”, disse.

O gerente assistente de Manutenção de Ativos da Comgás, Adriano Willians de Oliveira, falou sobre a “Importância dos aspectos de detecção de redes de distribuição de gás natural”. Mostrou as diversas ferramentas e ações da concessionária neste tema.

O pesquisador do RCGI-USP e doutorando em energia, Alexandre de Barros Gallo, participou do projeto pela Abrinstal e fez uma apresentação no workshop sobre a “Pesquisa sobre práticas internacionais, tecnologias aplicadas e critérios utilizados”.

A pesquisa foi feita nos Estados Unidos, na Colômbia, além de países europeus, Argentina, México e Brasil. A análise comparativa entre os mercados dos países foi feita com base em processos; serviços e tecnologia; e regulação.

O engenheiro da Naturgy, Rafael Antunes, encerrou a parte das apresentações com o tema: “Desafios futuros, barreiras e soluções”.

O workshop faz parte do projeto de Pesquisa & Desenvolvimento, ciclo 2020/2021, da Arsesp – Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo. O projeto que leva o nome do workshop, foi desenvolvido pela Abrinstal para a Naturgy – distribuidora de gás natural para a região Sul do Estado de São Paulo.

O objetivo do projeto foi realizar uma pesquisa internacional sobre tecnologias e processos
adotados nas atividades de detecção periódica de vazamento em redes de distribuição de gás
natural. O estudo foi dividido em 4 atividades: 1 – Diagnóstico preliminar sobre as atividades de detecção de vazamento da rede de distribuição; 2 – Detalhamento e seleção de processos, atividades e dispositivos utilizados na detecção; 3 – Realização de pesquisa internacional sobre itens prioritários; e 4 – Comparação entre tecnologias, processos e alternativas de operação.

A Abrinstal atua em parceria com universidades e centros de pesquisas e desenvolve projetos para várias empresas, entidades e associações. Foram mais de 60 projetos de PD&I, desenvolvidos pela Abrinstal, desde 2009.

Estamos no YouTube

Se você perdeu o webinar “Workshop Estudo de novas tecnologias e processos de detecção de vazamentos em rede de distribuição do gás natural”, saiba que ele está disponível na página da Abrinstal no Youtube, na íntegra:

Apresentações

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.