Instalação de gás exige empresas qualificadas, por isso a Comgás recomenda o selo BIP

O gás natural encanado por ser um energético extremamente seguro, tem dentre seus atributos, a versatilidade quanto a sua aplicação, podendo ser utilizado em diversos equipamentos como fogões, aquecedores, pisos, fornos, dentre outros. No entanto, sua instalação requer atenção, devendo seguir normas técnicas, uso de materiais adequados e sempre serem realizadas por profissionais devidamente capacitados.


Foi pensando em oferecer maior segurança aos seus clientes e aos seus empregados, que a Comgás recomenda o selo de qualidade BIP (Building Installation Performance). “Segurança é uma prioridade para a Comgás e seguimos os mais altos padrões de qualidade do mercado. Por isso, a companhia recomenda às instaladoras as mesmas condições, requisitos técnicos e de gestão estabelecidos pelo selo BIP”, conta Milena Brito, diretora de Segurança, Engenharia e Suprimentos da Comgás.


O selo BIP certifica que é possível confiar na avaliação geral da instaladora e dar maior agilidade a todo o processo, integrando o controle sobre projeto, produtos, mão de obra, instaladores e instalações.
Além do selo de qualidade ser importante para a Comgás, as instaladoras que possuem o BIP têm oportunidade de receber mais indicações de trabalho, pois a Comgás recomenda para seus clientes empresas que tenham essa certificação. São empresas que não atuam diretamente com a companhia, mas que têm controle de qualidade atestado, já que esta é uma exigência da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo), órgão regulador do setor de gás natural encanado.


A Comgás é pioneira neste tema do selo de conformidades para os serviços das instalações de redes de gases combustíveis. Em 2003, a empresa teve a iniciativa de procurar o Sindinstalação – sindicato que representa as empresas de instalações; para propor a criação de um modelo de qualificação de empresas instaladoras. Em 2006 foi criada a Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações), que passou a coordenar o programa, tornando-o ainda mais robusto.


“Esse programa evoluiu continuamente. O selo tem trazido bons resultados em melhoria contínua nas instalações e conta com a participação ativa da Comgás que leva seus requisitos e demandas”, afirma Milena.


Sobre a Comgás


A Comgás é a maior distribuidora de gás natural canalizado do país. Possui uma rede de mais de 19 mil quilômetros, levando gás natural para mais de 2,1 milhão de consumidores nos segmentos residencial, comercial e industrial, em 90 municípios do Estado. Sua área de concessão abriga cerca de 26% do Produto Interno Bruto do País, abrangendo 177 cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, além da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. A Comgás é uma das empresas da Cosan, uma das maiores corporações econômicas privadas do Brasil, com negócios no segmento de energia e logística.