BIP é aliado para construtora aumentar o índice de satisfação dos clientes

Num mundo cada vez mais competitivo é condição essencial para as empresas, principalmente do setor de construção e incorporação, reduzir os custos, evitar o retrabalho e entregar um serviço de qualidade, que atenda às necessidades do cliente, pois cliente satisfeito volta. E isso vale para todos os elos da cadeia de construção, incluindo o setor de instalação.

“Buscamos sempre melhorar a qualidade de todos os serviços, inclusive de instalações, e com isso aumentar o índice de satisfação do cliente. As instalações costumam ser o maior foco de patologias e de reclamações no pós-obra. O programa de qualidade BIP é uma ferramenta importante, que traz benefícios para o negócio”, disse o Vice-Presidente da Tecnisa, Fabio Villas Bôas. A construtora foi pioneira no setor a aderir ao selo BIP, de qualidade das instalações (o antigo Qualinstal)

O programa de qualidade das instalações prevê a adoção de processos, treinamentos, acompanhamento do trabalho realizado, além de outras ações que resultam em instalações de melhor qualidade e confiabilidade. Dentro dos custos de construção, as instalações representam entre 6 e 7% do valor total da obra.

“Ter um programa que garanta não só um processo mais controlado e mais qualificado, mas também o treinamento das equipes e a verificação e auditoria do trabalho realizado, ajuda significativamente a reduzir as patologias. O serviço melhora e aumenta a produtividade, pois uma instalação bem-feita evita o retrabalho”, conta Villas Bôas.

O programa BIP ajuda durante a realização da obra com a organização dos processos e reduz significativamente os problemas no pós-obra. O atendimento ao programa considera o treinamento das equipes, conscientização sobre requisitos técnicos e isso ajuda muito a resolver um dos maiores problemas da construção civil que é a baixa qualificação da mão de obra.

“Quando você tem um programa que qualifica, treina, passa orientação, instrui sobre as responsabilidades no processo como um todo, você melhora a qualidade da entrega. Por meio do programa é possível conscientizar sobre a importância do serviço de instalação. Afinal, para consertar um problema de instalação, você tem que quebrar a parede, o piso, a cerâmica, repintar, pode danificar a unidade, a do vizinho, é um transtorno, que pode ser evitado com um trabalho de melhor qualidade”, conclui.