11º Workshop de Instalações de Gases Combustíveis (BIP) será realizado no dia 23 de agosto

Webinar debaterá os desafios e as soluções com diferentes tipologias novas em edificações

O setor da construção passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos. Como exemplo, podemos citar a redução do tamanho médio dos apartamentos residenciais e, também, o surgimento de novos modelos de edificações prediais, integrando comercial e residencial, entre muitas outras. O setor de instalações de gases combustíveis está tendo que se adequar a essas transformações do setor. Para tratar desses desafios, será realizado, no próximo dia 23 de agosto, o “11º Workshop de Instalações de Gases Combustíveis (BIP) – Desafios e soluções com diferentes tipologias novas em edificações“. O webinar acontecerá, das 9h às 11h, no canal da Abrinstal, no Youtube.

A abertura do workshop, que é gratuito, será feita pelo engenheiro de energia da Comgás, Henrique Sales de Souza, que também será o moderador dos debates. O coordenador da Comissão de Estudo de Instalações Destinadas à Utilização de Gases Combustíveis (ABNT/CE-009:402.002) e diretor executivo da Abrinstal, Alberto José Fossa, é o convidado para o debate.

O gerente de Marketing e Aplicações Especiais da Rinnai, Leonardo Abreu, fará uma apresentação sobre o tema “Sistema de aquecimento de água a gás”, onde abordará a Norma Técnica que trata do Sistema de aquecimento de água a gás (SAAG) – Projeto e instalação (ABNT NBR 16057).

O presidente da Abrinstal, José Jorge Chaguri Júnior falará sobre as “Instalações de sistema central a gás x chuveiro elétrico”. A engenheira sênior da área de Construção e Ligações da Comgás, Jéssica Guedes, vai apresentar o tema “Inspeção de instalações internas e aparelhos a gás (ABNT NBR 15923).

Veja a programação completa do evento e saiba mais sobre os palestrantes:

https://abrinstal.org.br/goto/eventos/mail/220823_11wsgases/

Após as apresentações será realizado um debate entre os participantes do evento. O público presente também poderá enviar perguntas aos palestrantes.

BIP

O BIP (Building Installation Performance) é um programa de certificação que tem o objetivo de garantir o nível de qualidade dos serviços de instalação, aumentar a segurança, conformidade e desempenho das instalações e elevar a produtividade da cadeia da construção civil predial e de infraestrutura. Foi criado há mais de 15 anos, com o nome Qualinstal.

O projeto BIP atua na promoção, debate e estabelecimento de requisitos técnicos, de desempenho e de gestão, aplicáveis às empresas instaladoras, na execução dos seus serviços e na conformidade das instalações.

Tem cinco pilares fundamentais: projetos, produtos, mão de obra, serviços de instalação e a própria instalação final. É um projeto que acompanha às mudanças do mercado e atende aos mais recentes requisitos de desempenho do setor da construção civil, compatibilizando regulamentações, normas técnicas e garantindo a segurança, desempenho e conformidade das instalações prediais e de infraestrutura.