Especialistas discutem avanços na normalização relacionada à gestão e economia de energia

Um grupo de especialistas de várias partes do mundo, inclusive do Brasil, está reunido esta semana, no México, para tratar de normalização relacionada ao tema gestão e economia de energia.

Essa reunião do ISOTC301, que é o comitê técnico responsável por desenvolver normas internacionais no campo de gestão e economia de energia, tem a missão de debater o próximo Plano de Negócios Estratégicos deste comitê.

Nesta reunião do ISOTC301 foram formados dois grupos de trabalho, o WG1, que discute a norma ISO50011 – que trata de níveis de implantação de um sistema de gestão de energia; e o WG2, que está finalizando a revisão da ISO50006 – que trata de cálculo de desempenho energético.

Essas discussões consideram os avanços no futuro para considerações a respeito de contabilização de carbono vinculado à redução de consumo de energia. Trata-se de um movimento muito importante para o futuro.

Alberto J. Fossa está participando das discussões, representando o RCGI – Research Centre for Greenhouse Gas Innovation, nos projetos de Hidrogel e Advocacy. “Estamos buscando referências e oportunidades de normalização vinculadas a processos de contabilização de carbono", disse Fossa, que também é o gestor do CB116 (Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia) e diretor executivo da Abrinstal.

Sobre o RCGI – É um centro mundial para estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogênio e gestão, transporte e armazenamento de emissões de CO2. Tem atividades fundamentadas nos três pilares: pesquisa, inovação e difusão do conhecimento. É financiado pela Fapesp e pela Shell e está localizado dentro da Universidade de São Paulo (USP).