ABNT/CB-116 Gestão e Economia de Energia

As primeiras discussões formais sobre normatização no mundo sobre o tema de gestão de energia começam em 2005. Em 2008, foi criado o fórum para elaboração da ISO 50001, que é a norma que visa a implementação de um sistema de gestão para energia e promover a eficiência energética e a redução do consumo de energia.

Em 2015, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT criou o Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia, o ABNT/CB-116, que é gerido pela Abrinstal.

Em 2016, dois comitês da ISO se fundiram no atual TC301, o comitê técnico de gestão e economia da energia, que tem o objetivo de aperfeiçoar os trabalhos e focar o desenvolvimento das normas internacionais sobre este tema. Alberto Fossa, que é o gestor do ABNT/CB-116 também é o vice-chair do TC301. Com a nomeação de Fossa, o país ganha mais peso nas discussões da normalização internacional relativas às questões de gestão e economia de energia.

O ABNT/CB-116 tem acompanhado os movimentos do novo TC301, que discute um novo plano de prioridades e estrutura operacional. No Brasil, o ABNT/CB-116 também desenvolveu seu planejamento estratégico e definiu prioridades e estrutura de Comissões de Estudo, que permitem tanto acompanhar os movimentos internacionais, quanto passar a desenvolver temas de interesse nacional. Também foi elaborado um Plano de Negócios do ABNT/CB-116 2021-2026, que prevê o desenvolvimento de uma estrutura sustentável de operação para acompanhar o tema normalização em gestão e economia de energia.

Parceiros de Normalização 2024